O objetivo do menu é facilitar a busca por trabalho para pessoas com deficiência. Desta forma, profissionais e empresas passam a ter um canal de comunicação assertivo. Inclusive, todo o serviço é gratuito, tanto a candidatura como o anúncio das vagas. O CPB já tem parceria com algumas empresas, como Bodytech, Drogaria São Paulo, Decathlon, Drogaria Pacheco e SBF, as quais, juntas, ofertam mais de 100 oportunidades de emprego pelo portal.
O site “Inspiração Paralímpica”, além desse menu recém-lançado, oferece vários serviços e diversas iniciativas às pessoas com deficiência em um único lugar. Um exemplo são as aulas do programa Movimente-se, que disponibiliza ensinamentos de exercícios físicos a PcDs. Há, ainda, cursos e materiais do projeto Educação Paralímpica, portal de capacitação para profisisonais que atuam ou desejam trabalhar no Movimento Paralímpico.
Para Mizael Conrado, a ação está de acordo com uma das principais missões do CPB, que vai além do esporte paralímpico: a inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade. “O nosso site Inspiração Paralímpica, lançado no último mês de fevereiro, tem o propósito de ser um ponto de conexão para pessoas com deficiência, ou seja, um portal no qual elas encontram absolutamente tudo. Desde orientações para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cursos específicos, blog com histórias dos nossos atletas, notícias do Movimento Paralímpico e até vagas de emprego”, disse Mizael, que também é bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Simone Rocha, uma das idealizadoras do menu “Vagas PcD”, destacou que o Comitê está aberto a novas parcerias. Além disso, ela salientou que, muitas vezes, o recrutador deseja contratar um profissional com deficiência qualificado, mas não o encontra. Assim como também é difícil para PcDs encontrarem empregos que se adequem aos seus perfis.
“Com o novo serviço no site Inspiração Paralímpica, esperamos promover mais encontros que aumentem a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, finalizou Simone.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)