A delegação brasileira convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, é composta por 11 atletas com até 21 anos que estiveram no Parapan de Jovens de Bogotá, Colômbia, no último mês de junho.
O tênis de mesa é a modalidade que mais tem esportistas em comum nas duas competições continentais: seis (veja a lista completa abaixo). Na sequência, aparece o futebol PC (paralisados cerebrais), com dois representantes. Halterofilismo, judô e bocha têm um atleta, cada, que disputou ambos os torneios. Leia mais sobre o evento na capital colombiana abaixo.
O paulista César Augusto de Aguiar, o Cesinha, 21, e o brasiliense Ângelo Matheus Mota, 21, estiveram na equipe de futebol PC que conquistou a medalha de prata no Parapan de Jovens em Bogotá. Cinco meses depois, a dupla volta a representar o Brasil, agora, na Seleção principal, em Santiago, sob o comando do técnico Paulo Cabral.
“Estou muito feliz por participar do meu segundo Parapan no ano. A expectativa é boa e confio muito neste time para defender a medalha de ouro que conquistamos em Lima”, disse Cesinha, referindo-se ao título na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, realizada na capital peruana, em 2019. À ocasião, mesmo com apenas 16 anos (completou 17 após a conclusão do evento), o paulista fez parte do elenco campeão. O atleta tem paralisia cerebral devido a complicações no parto, o que limita os movimentos dos seus membros do lado esquerdo.
“Eu me sinto honrado em disputar duas edições de Parapan em 2023. Estou com uma expectativa boa e espero, junto com o time, levar a medalha de ouro para o Brasil”, completou Ângelo, que ainda compôs a Seleção medalhista de bronze no Mundial da Espanha 2022.
Os outros nove atletas que competiram no Parapan de Jovens de Bogotá e que também foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago saíram da capital colombiana com, pelo menos, uma medalha de ouro. Destaque para os mesatenistas Sophia Kelmer, da classe 8, e Gabriel Antunes, da classe 10, que subiram duas vezes ao lugar mais alto do pódio. Ambos foram campeões em suas respectivas chaves individuais e, ainda, faturaram o título nas duplas femininas e masculinas. Nas mistas, jogaram juntos e ficaram com a prata.
No judô, o gaúcho Marcelo Casanova foi campeão na categoria acima de 81 kg, enquanto no halterofilismo, a mineira Lara Lima dominou a categoria até 41 kg. Na bocha, o maranhense André Martins também conquistou o ouro nas chaves individual e mista da classe BC4 (atletas que não contam com auxílio).
O Parapan de Santiago começará oficialmente na noite desta sexta-feira, 17, com a cerimônia de abertura. Com exceção ao tênis de mesa, que tem jogos já nesta quinta-feira, 16, as disputas ocorrerão de 18 a 26 de novembro. Para esta edição, a delegação brasileira conta com 324 atletas, de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. São 108 cadeirantes, 79 medalhistas mundiais em 2023, 51 participantes com até 23 anos de idade e 132 estreantes no evento continental. Confira o raio-x completo aqui. A competição tem cerca de 1.900 esportistas de 31 países.
A delegação brasileira se faz presente na capital chilena com 15 modalidades nesta quinta-feira. As exceções são as Seleções de badminton e taekwondo, que chegam nesta sexta-feira e neste sábado, 18, respectivamente. Os primeiros atletas do Brasil desembarcaram no Chile no último domingo, 12, e entraram na Vila Parapan-Americana na mesma noite. No dia seguinte, já foram realizados os primeiros treinos em Santiago.
Parapan de Jovens de Bogotá 2023
Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá 2023, Colômbia, aconteceram entre os dias 3 e 12 de junho. O Brasil terminou o evento com 52 pódios, 30 ouros, 13 pratas e nove bronzes, e na quarta colocação no quadro de medalhas.
O país foi representado por 96 atletas de 19 estados e o DF em 10 modalidades: basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol de paralisados cerebrais, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Não houve representantes no atletismo e na natação. A competição reuniu 20 países na capital colombiana.
As 52 conquistas fizeram do país campeão em nove das dez modalidades em que participou – a exceção foi a Seleção de futebol PC, medalhista de prata, e no basquete em cadeira de rodas houve um empate com a Argentina. Cada nação ficou com um ouro e uma prata. Na capital colombiana, o Brasil conquistou sua 500ª medalha na história do evento e chegou a 534 pódios nas quatro edições em que competiu.
Confira os atletas que estiveram no Parapan de Jovens convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago:
André Martins – bocha
César Augusto de Aguiar – futebol PC
Ângelo Matheus – futebol PC
Marcelo Casanova – judô
Lara Lima – halterofilismo
Sophia Kelmer – tênis de mesa
Gabriel Antunes – tênis de mesa
Lethícia Lacerda – tênis de mesa
Jean Mashki – tênis de mesa
Lucas Arabian – tênis de mesa
Carlos Eduardo de Moraes – tênis de mesa
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo, judô e tênis de mesa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)