Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Falta 1 mês para o Mundial de atletismo paralímpico em Paris; Seleção Brasileira viaja dia 2

Rayane Soares (à esquerda) e Fernanda Yara, convocadas para o Mundial de atletismo em Paris 2023, correm na pista durante competição no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Daqui a exato um mês, no dia 8 de julho, será dado início ao Mundial de atletismo paralímpico em Paris, na França, competição que será realizada no Estádio Charlety, que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade. As disputas vão até o dia 17 de julho.

O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2020 e deve ser o maior evento paralímpico a ocorrer na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Mundial de Kobe (JAP), que aconteceria em 2021, foi adiado duas vezes devido à pandemia e confirmado para o ano que vem, de 17 a 25 de maio.

CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO COMPLETA

A Seleção Brasileira de atletismo contará com 54 atletas e 11 atletas-guia nas provas de pista e campo na França. Foram convocados 51 atletas, e na última terça-feira, 6, o CPB informou o recebimento e aceitação de convites nominais enviados pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), a três atletas brasileiros para a disputa do Mundial.

Os atletas convidados foram Bartolomeu da Silva Chaves, da classe T37 (paralisados cerebrais), Paulo Cezar Neto, da classe T20 (para atletas com deficiência intelectual), e Vinicius Krieger Quintino, da classe T72 (que disputam a petra).

Será a maior delegação do país na história dos Mundiais da modalidade. Antes, a maior equipe brasileira de atletismo em Mundiais havia sido em Dubai (EAU) 2019, quando o país convocou 43 atletas. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram a melhor campanha da história do país na competição, na segunda colocação do quadro geral, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze. 

O desempenho superou o resultado da edição de Lyon 2013, que até então era a melhor performance nacional, com 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral.

Toda a Seleção Brasileira se reunirá no Centro de Treinamento Paralímipico, em São Paulo, a partir do dia 29 de junho e viajará em voo direto para a capital francesa no dia 2 de julho. 

O atletismo é uma das modalidades mais vitoriosas do país. Na história dos Jogos Paralímpicos, o atletismo é a que obteve a maior quantidade de medalhas para o Brasil, com 170 pódios no total.  

Patrocínios 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery