Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista mais três vagas e aumenta recorde de participação no Mundial de atletismo em Paris 2023

Paulo Cezar Neto realiza salto em distância durante competição no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Esporte de Alto Rendimento, informa nesta terça-feira, 6, o recebimento e aceitação de convites nominais enviados pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), a três atletas brasileiros para a disputa do Mundial de atletismo. A competição acontece a partir do dia 8 até 17 de julho deste ano, em Paris, na França.

Os atletas convidados foram Bartolomeu da Silva Chaves, da classe T37 (paralisados cerebrais), que atua pela Associação Educação-Esporte das Pessoas com Necessidades Educativas Especiais & Amigos (AEEP-DF), Paulo Cezar Neto, da classe T20 (para atletas com deficiência intelectual), que representa a Associação Atlética Ligeirinho (AAL), de Lorena, no interior de São Paulo, e Vinicius Krieger Quintino, da classe T72 (que disputam a petra), que compete pela Associação Paradesportiva JR-SP. 

CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO COMPLETA
CONFIRA AQUI O INFORMATIVO DOS CONVITES NOMINAIS

Com isso, a delegação brasileira neste Mundial será ainda maior e aumentará o recorde de participação na história da competição. Agora são 54 atletas e 11 atletas-guia que vão representar o país nas provas de pista e campo na França. 

Antes, a maior Seleção Brasileira de atletismo em Mundiais havia sido em Dubai (EAU) 2019, quando o país convocou 43 atletas. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram a melhor campanha da história do país na competição, na segunda colocação do quadro geral, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze. O desempenho superou o resultado da edição de Lyon 2013, que até então era a melhor performance nacional, com 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral.

Segundo os critérios de convocação, a composição da delegação brasileira foi feita com base nos sete medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio 2020, nos 10 atletas que obtiveram o Índice A 2022 da modalidade em competições homologadas pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) e que rege o atletismo paralímpico mundial, e outros 34 competidores que ficaram ranqueados mundialmente nas quatro melhores colocações das suas respectivas classes.

O atletismo é uma das modalidades mais vitoriosas do país. Na história dos Jogos Paralímpicos, o atletismo é a que obteve a maior quantidade de medalhas para o Brasil, com 170 pódios no total.  

Patrocínios 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery