A Seleção Brasileira masculina entra em quadra nesta sexta-feira, 10, para enfrentar os Estados Unidos pelo Desafio Internacional de goalball. A partida amistosa será disputada na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pelo SporTV2 a partir das 21h.
Esta será a segunda transmissão de uma disputa internacional paralímpica pelo Grupo Globo na semana. No domingo, 5, a TV Globo transmitiu a vitória do Brasil por 4 a 0 sobre a França no Desafio Internacional de Futebol de Cegos, dentro do programa Esporte Espetacular.
O confronto desta sexta-feira servirá como preparação das duas equipes para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Campeões dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, os brasileiros tentarão o bicampeonato na capital francesa.
O jogo faz parte de um intercâmbio entre os dois países, que vêm treinando juntos em alguns dias durante a 4ª Fase de Treinamentos da Seleção Brasileira masculina, iniciada no último dia 3.
Brasil e EUA já fizeram 20 jogos oficiais pelos principais torneios da modalidade, com 11 vitórias dos brasileiros, oito dos norte-americanos e um empate.
Cada país dominou o goalball em momentos diferentes da história. Nos anos 80, quando o esporte dava seus primeiros passos pelo Brasil, os EUA eram os adversários a serem batidos mundo afora após ganhar um ouro (Nova York 1984) e duas pratas (Arnhem 1980 e Seul 1988) em Jogos Paralímpicos além do título mundial de 1982, em Indianápolis (EUA). Para se ter uma ideia, o Brasil só participaria de seu primeiro Mundial com os homens em 2002, no Rio, e dos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, quatro anos após a estreia do goalball brasileiro com as mulheres em Atenas 2004.
A ascensão brasileira aconteceu a partir do título do Parapan de Guadalajara 2011. Hoje, com três títulos mundiais consecutivos (2022, 2018 e 2014) – feito inédito na história – e o ouro em Tóquio 2020, o Brasil é uma das principais potências da modalidade. Alias, os quatro ouros do país em Jogos Parapan-Americanos foram conquistados em finais contra os norte-americanos. OS EUA foram prata nos Jogos do Rio 2016 e ficaram em quarto lugar na última edição dos Jogos, em Tóquio. Inclusive, venceram os brasileiros na fase de grupos.
Confira o retrospecto entre Brasil e EUA nas três principais competições:
JOGOS PARALÍMPICOS
Pequim 2008
EUA 6 x 4 Brasil (fase de grupos)
Rio 2016
Brasil 1 x 10 EUA (semifinal)
Tóquio 2020
EUA 8 x 6 Brasil (fase de grupos)
CAMPEONATO MUNDIAL
Rio 2002
Brasil 11 x 6 EUA (fase de grupos)
Malmö 2018
Brasil 7 x 2 EUA (fase de grupos)
PARAPAN
Guadalajara 2011
Brasil 9 x 4 EUA (fase de grupos)
Brasil 5 x 3 (final)
Toronto 2015
Brasil 9 x 2 EUA (fase de grupos)
Brasil 10 x 4 EUA (final)
Lima 2019
Brasil 12 x 9 EUA (final)
Santiago 2023
Brasil 12 x 2 EUA (final)
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)