Entre os que jogam em casa, oito já avançaram para as fases eliminatórias nas chaves individuais, dentre os quais três venceram nesta quarta-feira, 12: Vitor Tavares, da classe SH6 (atletas de baixa estatura); Júlio Cesar Godoy, da WH2 (cadeirantes); e Rogerio de Oliveira, da SL4 (atletas com deficiência nos membros inferiores). Os outros brasileiros classificados nas chaves de simples são: Natalia Borges Xavier (SH6), Raysson Silva (SL3), Rodolfo Cano (WH1), Sergio Santana (WH1) e José Chaves Neto (WH2).
O paranaense Vitor Tavares, único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, venceu seus dois primeiros jogos na chave de simples. Nesta terça-feira, 11, ele derrotou o peruano Nilton Ignacio por 2 sets a 0 (21/9 e 21/ 13), em 20 minutos de partida. Já nesta quarta-feira, 12, o paranaense superou o francês Maxime Greboval, com as parciais de 21/5 e 21/13, em 19 minutos.
Nas duplas masculinas, Vitor tem atuado ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Na estreia, eles venceram os brasileiros Vinícius de Oliveira, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro Brasileiro (CPB), e Rennê de Souza, também por 2 sets a 0 (21/5 e 21/4). “Estou muito feliz em estar mais uma vez em casa. Aqui é a casa do esporte paralímpico brasileiro. Eu me sinto bem à vontade aqui. É algo incrível”, disse Vitor
Por outro lado, ele ressaltou a qualidade dos adversários pelos quais ainda terá de passar para chegar a mais um título: “O nível está muito alto. Tem campeão, segundo e terceiro colocados dos Jogos Paralímpicos de Tóquio na minha classe. Mas quero buscar o título. Ganhar em casa vai ser bom demais”, completou.
Duplas brasileiras também avançam
Nas duplas, foram seis classificações brasileiras, totalizando avanço de 12 atletas. Nos pares masculinos WH1/2, classificaram-se duas duplas dos país anfitrião: Marcelo Conceição e Julio Cesar Godoy/Edmar Francisco Barbosa e Rodolfo Cano. Além deles, Leonardo Zuffo e Laura Fontoura, bem como Rogerio de Oliveira e Edwarda Dias avançaram nas disputas mistas SL3/ SU5. Por fim, Osvaldo Junior e Milani Gomes /Arthur Dias e Aline Cabral passaram de fase nas mistas WH1/2.
Arthur também é aluno da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências física, visual e intelectual. Ele e Aline se classificaram em primeiro lugar do grupo, com três vitórias em três jogos.
A competição continua nesta quinta-feira, 13, com partidas da fase de grupo e os primeiros jogos eliminatórios. O evento na capital paulista é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024.
As duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Já em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples.
Confira as vitórias brasileiras nas chaves de simples nesta quarta-feira:
Júlio Cesar Godoy 2 x 0 Roberth Flores (PER) – parciais 21/13 e 21/11
Rogerio de Oliveira 2 x 0 Teddy Ferrazza (FRA) – parciais 21/7 e 21/14
Vitor Tavares 2 x 0 Maxime Greboval (FRA) – parciais 21/5 e 21/13
Confira a lista dos líderes de ranking no V Internacional de Badminton
Choi Jungman – Coreia do Sul – Classe WH1 masculina e duplas masculinas/mistas
Kim Jung Jun – Coreia do Sul – Classe WH1 masculina (duplas)
Daiki Kajiwara – Japão – Classe WH2 masculina
Mandeep Kaur – Índia – Classe SL3 feminina e duplas feminnas SL3-SL4
Kumar Nitesh – Índia – duplas masculinas SL3-SL4
Tarun Tarun – Índia – duplas masculinas SL3-SL4
Manisha Ramadass – Índia – Classe SU5 feminina e duplas femininas SL3-SL4
Lucas Mazur – França – Classe SL4 masculina e duplas mistas XD SL3-SU5
Faustine Noel – França – duplas mistas – XD SL3-SU5
Cheah Liek Hou – Malásia – Classe SU5 masculina
Ruthick Ragupathi – Índia – duplas masculinas SU5
Chu Man Kai – Hong Kong – Classe SH6 masculina e duplas masculinas
Wong Chun Yim – Hong Kong – duplas masculinas SH6
Nilton Ignacio – Peru – duplas mistas SH6
Giuliana Poveda – Peru – duplas mistas SH6
Nithya Sre Sumathy Sivan – Índia – Classe SH6 feminina
Daria Bujnicka – Polônia – duplas femininas SH6
Oliwia Szmigiel – Polônia – duplas femininas SH6
Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)