Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CT Paralímpico recebe 18 líderes do ranking mundial do badminton; brasileiros vencem nesta quarta, 12

Vitor Tavares cumprimenta adversário após jogo válido pelo Internacional de badminton do Brasil | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O V Internacional de badminton paralímpico do Brasil, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico desde a última segunda, 10, até domingo, 16, conta com 18 líderes do ranking internacional em suas classes, seja em simples ou em duplas. Ao todo, foram inscritos 268 atletas de 36 países. Desses competidores, 75 são brasileiros.

Entre os que jogam em casa, oito já avançaram para as fases eliminatórias nas chaves individuais, dentre os quais três  venceram nesta quarta-feira, 12: Vitor Tavares, da classe SH6 (atletas de baixa estatura); Júlio Cesar Godoy, da WH2 (cadeirantes); e Rogerio de Oliveira, da SL4 (atletas com deficiência nos membros inferiores). Os outros brasileiros classificados nas chaves de simples são: Natalia Borges Xavier (SH6), Raysson Silva (SL3), Rodolfo Cano (WH1), Sergio Santana (WH1) e José Chaves Neto (WH2). 

O paranaense Vitor Tavares, único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, venceu seus dois primeiros jogos na chave de simples. Nesta terça-feira, 11, ele derrotou o peruano Nilton Ignacio por 2 sets a 0 (21/9 e 21/ 13), em 20 minutos de partida. Já nesta quarta-feira, 12, o paranaense superou o francês Maxime Greboval, com as parciais de 21/5 e 21/13, em 19 minutos.

Nas duplas masculinas, Vitor tem atuado ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Na estreia, eles venceram os brasileiros Vinícius de Oliveira, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro Brasileiro (CPB), e Rennê de Souza, também por 2 sets a 0 (21/5 e 21/4). “Estou muito feliz em estar mais uma vez em casa. Aqui é a casa do esporte paralímpico brasileiro. Eu me sinto bem à vontade aqui. É algo incrível”, disse Vitor

Por outro lado, ele ressaltou a qualidade dos adversários pelos quais ainda terá de passar para chegar a mais um título: “O nível está muito alto. Tem campeão, segundo e terceiro colocados dos Jogos Paralímpicos de Tóquio na minha classe. Mas quero buscar o título. Ganhar em casa vai ser bom demais”, completou. 

Duplas brasileiras também avançam 
Nas duplas, foram seis classificações brasileiras, totalizando avanço de 12 atletas. Nos pares masculinos WH1/2, classificaram-se duas duplas dos país anfitrião: Marcelo Conceição e Julio Cesar Godoy/Edmar Francisco Barbosa e Rodolfo Cano. Além deles, Leonardo Zuffo e Laura Fontoura, bem como Rogerio de Oliveira e Edwarda Dias avançaram nas disputas mistas SL3/ SU5. Por fim, Osvaldo Junior e Milani Gomes /Arthur Dias e Aline Cabral passaram de fase nas mistas WH1/2. 

Arthur também é aluno da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências física, visual e intelectual. Ele e Aline se classificaram em primeiro lugar do grupo, com três vitórias em três jogos. 

A competição continua nesta quinta-feira, 13, com partidas da fase de grupo e os primeiros jogos eliminatórios. O evento na capital paulista é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024. 

As duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Já em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples. 

Confira as vitórias brasileiras nas chaves de simples nesta quarta-feira: 
Júlio Cesar Godoy 2 x 0 Roberth Flores (PER) – parciais 21/13 e 21/11
Rogerio de Oliveira 2 x 0 Teddy Ferrazza (FRA) – parciais 21/7 e 21/14
Vitor Tavares 2 x 0  Maxime Greboval (FRA) – parciais 21/5 e 21/13

Confira a lista dos líderes de ranking no V Internacional de Badminton
Choi Jungman   – Coreia do Sul – Classe WH1 masculina e duplas masculinas/mistas
Kim Jung Jun – Coreia do Sul – Classe WH1 masculina (duplas)
Daiki Kajiwara – Japão – Classe WH2 masculina
Mandeep Kaur – Índia – Classe SL3 feminina e duplas feminnas SL3-SL4
Kumar Nitesh – Índia – duplas masculinas SL3-SL4
Tarun Tarun – Índia –  duplas masculinas SL3-SL4
Manisha Ramadass – Índia – Classe SU5 feminina e duplas femininas SL3-SL4
Lucas Mazur – França – Classe  SL4 masculina e duplas mistas XD SL3-SU5
Faustine Noel – França – duplas mistas – XD SL3-SU5
Cheah Liek Hou – Malásia – Classe SU5 masculina 
Ruthick Ragupathi – Índia – duplas masculinas SU5
Chu Man Kai – Hong Kong – Classe SH6 masculina e duplas masculinas 
Wong Chun Yim – Hong Kong –  duplas masculinas SH6
Nilton Ignacio – Peru – duplas mistas SH6
Giuliana Poveda – Peru – duplas mistas SH6
Nithya Sre Sumathy Sivan – Índia – Classe SH6 feminina 
Daria Bujnicka – Polônia – duplas femininas SH6
Oliwia Szmigiel – Polônia – duplas femininas SH6

Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery