Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Com presença de Cássio Reis, Vera Cruz-BA recebe cerca de 80 crianças no Festival Paralímpico Loterias Caixa

Jovens de Vera Cruz, Bahia, levantam as mãos e posam para foto com Cássio, antes das atividades do Festival Paralímpico Loterias Caixa | Foto: Divulgação/Edgard Santos/Prefeitura de Vera Cruz
A Escola Municipal Telma Regis de Andrade, em Vera Cruz, Bahia, recebeu cerca de 80 crianças na manhã deste sábado, 4, durante o Festival Paralímpico Loterias Caixa. Quem também esteve presente no evento foi Cássio Reis,  jogador de futebol de 5 e tricampeão paralímpico (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020). 

O projeto, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, com exceção de 2020, devido à pandemia de coronavírus, tem o objetivo de incentivar a prática esportiva para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com e sem deficiências, em todas as regiões do Brasil. Os participantes são estimulados por meio de brincadeiras lúdicas que simulam movimentos de esportes paralímpicos. Neste ano, Vera Cruz promoveu atividades relacionadas às seguintes modalidades: goalball, vôlei sentado e bocha.

Uma das crianças presentes no Festival na cidade baiana foi João Pedro Santos, 7. Segundo sua mãe, Carmen Santos, ele, que tem autismo (grau leve), estava bastante ansioso pelo evento.

“Eu fui pegar o carregador do celular nesta manhã, antes de vir para a escola, e ele disse: ‘Não, mãe! A senhora não pode ficar mexendo no celular. Tem que ficar me vendo jogar”, disse Carmen, que completou: “Acho fundamental termos eventos como esse, ainda mais com a presença de um ídolo como o Cássio. Isso incentiva as crianças na prática esportiva”. 

O baiano Cássio, inclusive, falou sobre o fato de servir de inspiração aos jovens de Vera Cruz. “Quando eu era mais novo, como vocês, acreditei no meu sonho. Tive uma sementinha lá atrás para entrar no esporte paralímpico. E deu certo para mim. Sonhem com o esporte, a arte, a música e a educação. Acreditem no sonho de vocês. Se deu certo para mim, pode dar certo para todos”, afirmou aos presentes.

O jogador também prestou uma homenagem a um atleta paralímpico local. O nadador Natanael Barreto, 44, teve poliomielite aos 5 anos, o que provocou atrofiamento de sua perna esquerda. Em 2008, ele chegou a disputar uma seletiva para os Jogos de Pequim. No entanto, por três décimos, não se classificou. “Nunca desista dos seus objetivos”, discursou Natanael, que recebeu uma placa de reconhecimento (exemplo de atleta) das mãos de Cássio. 

Ao final das atividades em Vera Cruz, que aconteceram das 9h às 11h30, as crianças receberam acarajé, lanche, salada de frutas e suco. O evento ainda contou com uma apresentação de música e dança típicas da Bahia. 

O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebrou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento deste ano foi adiado e acompanhou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Patrocínio 
O Festival Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa. 

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery