Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

É amanhã! Festival Paralímpico movimenta 8 mil crianças em todas as regiões do país

Criança arremessa bola durante Festival Paralímpico de 2019, em Belo Horizonte | Foto: Washington Alves/CPB

O Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, chega à sua terceira edição amanhã, sábado, 4, das 8h30 às 12h, em 70 localidades de 26 unidades federativas do Brasil – a exceção é Pernambuco. 

A expectativa é de que 8 mil participantes, de todas as regiões do país, participem das atividades adaptadas que simulam modalidades paralímpicas, como vôlei sentado, goalball, parabadminton, parataekwondo, futebol de 5, atletismo, bocha, judô, tênis de mesa, basquete em CR, rúgbi, surf adaptado e canoagem. 

Cada um dos 70 locais vai disponibilizar três modalidades, sendo que algumas delas vão contar com a presença de campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio: Petrúcio Ferreira (ouro nos 100 m da classe T47) vai estar em João Pessoa, Wallace dos Santos (ouro nos arremesso de peso na classe F55), no Rio de Janeiro, enquanto Cássio Reis (ouro no futebol de 5) participará do projeto em Vera Cruz-BA. Além deles, outros medalhistas paralímpicos visitarão outras sedes por todo o território nacional. 

O evento é organizado pelo CPB desde 2018, com exceção de 2020, quando foi suspenso por causa da pandemia de coronavírus. O objetivo do Festival é promover atividades físicas e brincadeiras lúdicas entre os participantes, a fim de iniciá-los no esporte de uma maneira assertiva e prazerosa. Além disso, o projeto também vai promover valores como a inclusão e a empatia para as pessoas presentes nas sedes

“Projetos como este consolidam o Comitê Paralímpico Brasileiro em uma posição de liderança na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o que é uma das nossas missões como instituição. Iniciar crianças e jovens no esporte adaptado gera uma transformação na vida das pessoas e também de seus familiares”, afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Na atual edição, a presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual deve ser recorde e a maioria entre os participantes do evento. Entre os inscritos para o evento, até o começo de novembro, cerca de 46% têm deficiência intelectual. Participantes com deficiência física representam 16,2% das inscrições, enquanto com autismo correspondem a 10,7%.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

CONFIRA A LISTA DAS CIDADES-SEDES DO FESTIVAL PARALÍMPICO LOTERIAS CAIXA

Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, cidade em que será feita a cobertura e o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Patrocínio
O Festival Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery