A competição foi realizada em Santo Estevão, na Bahia, e contou com canoístas que conquistaram medalhas no Mundial de Halifax, Canadá, disputado no início deste mês. Foram os casos de Mari Santili (Clube de Regatas de Curitiba), Igor Tofalini (Iate Clube de Londrina/PR) e Luís Carlos Cardoso (AFPMSBC/SP).
Igor e Luís foram campeões em suas provas, 200 m VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada) e 200 m KL1 (canoístas que utilizam apenas os braços na remada), respectivamente. Mari Santilli esteve presente em duas disputas: 200 m KL3 e 200 m VL3. Na primeira, feita em caiaque e sua especialidade, a paranaense foi campeã. Já na segunda, realizada em canoa, ela ficou com a medalha de prata.
Para Fátima Fernandes, supervisora de canoagem paralímpica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o campeonato comprovou a força dos atletas que já têm conquistado resultados expressivos internacionalmente, mas, acima de tudo, reforçou o ótimo trabalho de equipe feito pelo IBRES.
“Os clubes brasileiros da canoagem paralímpica estão se esforçando muito. Prova disso são os excelentes resultados conquistados no Mundial e Pan-Americano de paracanoagem, recentemente realizados em Halifax. Por isso, gostaria de parabenizar a todos os técnicos e demais profissionais envolvidos diariamente nos treinamentos. E, principalmente, à equipe do IBRES, campeã nacional com todos os méritos”, finalizou Fátima.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Igor Tofalini e Luis Carlos Cardoso são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)