Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Classificado para final, Brasil cede empate ao Peru na Copa América de futebol de cegos

Jogadores do Brasil reunidos em quadra durante a Copa América de futebol de cegos | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV
*Matéria atualizada às 17h47

A Seleção Brasileira de futebol de cegos saiu na frente, mas cedeu o empate por 1 a 1 ao Peru, no início da tarde desta quinta-feira, 27, pela quinta e última rodada da primeira fase da Copa América da modalidade. A competição ocorre em Córdoba, na Argentina, desde domingo, 23, com a final marcada para a próxima sexta-feira, 28, às 18h. O gol do Brasil foi marcado por Jardiel, já na segunda etapa. A quase três minutos do fim, Brayan Bartolo empatou o duelo. 

Com o resultado, o Brasil, que já entrou na partida classificado para a decisão do torneio, encerrou a fase classificatória com 13 pontos – quatro vitórias e um empate.

Na final, que acontecerá nesta sexta-feira, 28, às 18h, a Seleção enfrentará a Argentina, que, nesta quinta-feira, venceu a Colômbia, por 4 a 0, chegou aos 12 pontos e fez a segunda melhor campanha da primeira fase do torneio. 

A Copa América é disputada em sistema de pontos corridos na primeira fase, na qual todos os times se enfrentam e os dois melhores decidem o título. A Seleção Brasileira chegou à final como a líder da competição. 

Além de estar na decisão, a equipe treinada pelo técnico Fábio Vasconcelos também já garantiu uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, pois as quatro primeiras seleções da Copa América vão ao evento na capital chilena. 

A final  poderá ser acompanhada ao vivo pelo Youtube da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, em inglês) e pelo Facebook da Federação Argentina de Cegos.
 

O JOGO
O Brasil encontrou muitas dificuldades desde o início da partida nesta quinta-feira. Embora favorito para o confronto, o time brasileiro sofreu com uma marcação assertiva e ataques perigosos dos peruanos, que, inclusive, estiveram muito próximos de marcar, pelo menos, um gol na primeira etapa. 

No segundo tempo, a Seleção Brasileira continuou sofrendo para encontrar espaços na defesa adversária, mas Jardiel, após uma falha individual, dominou livre e bateu com força para fazer 1 a 0. Quando a vitória já parecia certa, a quase 3 minutos do fim, Brayan Bartolo recebeu um lançamento no ataque e, mesmo marcado por dois brasileiros, fez o giro e bateu cruzado para definir o placar em 1 a 1. 


Veja a tabela:
DOMINGO – 23 DE OUTUBRO
Peru 1×5 Argentina
Chile 1×0 Colômbia
México 0x1 Brasil

SEGUNDA-FEIRA – 24 DE OUTUBRO
Peru 1×1 Chile
Argentina 0x1 Brasil
Colômbia 5 x 1 México

TERÇA-FEIRA – 25 DE OUTUBRO
Peru 1 x 4 Colômbia
Argentina 2 x 0 México
Chile 0 x 6 Brasil

QUARTA-FEIRA – 26 DE OUTUBRO
Peru 1 x 1 México
Argentina 2 x 0 Chile
Colômbia 0 x 4 Brasil

QUINTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO
Peru 1 x 1 Brasil
Argentina 4 x 0 Colômbia
18h Chile x México

SEXTA-FEIRA – 28 DE OUTUBRO
16h 3º colocado x 4º colocado
18h 1º colocado x 2º colocado

Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery