Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de futebol de cegos derrota Colômbia e avança à final da Copa América 

Thiago Paraná celebra gol contra a Colômbia | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV
A Seleção Brasileira de futebol de cegos derrotou a Colômbia, por 4 a 0, no final da tarde desta quarta-feira, 26, pela quarta rodada da Copa América da modalidade. A competição ocorre em Córdoba, na Argentina, desde domingo, 23, com a final marcada para a próxima sexta-feira, 28, às 18h. Os gols foram marcados por Thiago Paraná, Raimundo Nonato (2x) e Jardiel.

Com o resultado, o Brasil somou 12 pontos no torneio e se classificou para a final com uma rodada de antecedência. Na decisão, a Seleção enfrentará a própria Colômbia ou a Argentina, que fazem um duelo direto por uma vaga na final nesta quinta-feira, 27, às 16h. Para os anfitriões argentinos, basta um empate. Os colombianos precisam tirar uma diferença de seis gols de saldo para avançarem à decisão. 

A Copa América é disputada em sistema de pontos corridos na primeira fase, na qual todos os times se enfrentam e os dois melhores decidem o título. A Seleção Brasileira não sai mais das duas primeiras posições. 

Além disso, a equipe também já garantiu uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, pois as quatro primeiras seleções da Copa América vão ao evento na capital chilena. 

Até agora, a Seleção comandada pelo técnico Fábio Vasconcelos está com 100% de aproveitamento. São quatro vitórias em quatro jogos, desempenho que garante a liderança do time na competição até o momento. 

O próximo e último compromisso brasileiro na primeira fase, em Córdoba, será contra o Peru, nesta quinta-feira, 27, às 14h. O jogo poderá ser acompanhado ao vivo pelo Youtube da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, em inglês) e pelo Facebook da Federação Argentina de Cegos.


O JOGO
Diferente da partida contra o Chile, na qual dominou do começo ao fim e teve facilidade para fazer os gols, o duelo desta quarta-feira exigiu mais paciência e assertividade da Seleção Brasileira. 

O primeiro gol do Brasil só foi anotado a 5 minutos do fim da primeira etapa, após uma linda inversão de Cássio para Thiago Paraná. Livre, o camisa 9 brasileiro conduziu a bola até a pequena área e chutou de trivela na saída do goleiro colombiano. 

Na sequência, depois de uma bela jogada de Ricardinho, Nonato recebeu sem marcação e finalizou para ampliar a vantagem brasileira, ainda na primeira etapa. 

No segundo tempo, Maicon fez um ótimo lance individual, invadiu a área adversária e foi parado com falta. A arbitragem marcou pênalti, que foi convertido por Nonato. Por fim, Jardiel fechou o placar, após gingar na frente da marcação e bater no canto da meta rival. 

Veja a tabela:
DOMINGO – 23 DE OUTUBRO
Peru 1×5 Argentina
Chile 1×0 Colômbia
México 0x1 Brasil

SEGUNDA-FEIRA – 24 DE OUTUBRO
Peru 1×1 Chile
Argentina 0x1 Brasil
Colômbia 5 x 1 México

TERÇA-FEIRA – 25 DE OUTUBRO
Peru 1 x 4 Colômbia
Argentina 2 x 0 México
Chile 0 x 6 Brasil

QUARTA-FEIRA – 26 DE OUTUBRO
Peru 1 x 1 México
Argentina 2 x 0 Chile
Colômbia 0 x 4 Brasil

QUINTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO
14h Peru x Brasil
16h Argentina x Colômbia
18h Chile x México

SEXTA-FEIRA – 28 DE OUTUBRO
16h 3º colocado x 4º colocado
18h 1º colocado x 2º colocado

Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery