Maycon iniciou sua participação no evento dois dias após a conquista do bronze na prova P1 – pistola de ar – 10m, na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Tiro Esportivo 2023, realizada no Rio de Janeiro, no último final de semana.
O Camping tem como principal objetivo apresentar o Movimento Paralímpico, por meio das modalidades tiro esportivo e tiro com arco, como uma ferramenta de aprimoramento de qualidade de vida, além de detectar possíveis talentos esportivos e proporcionar uma rotina de alto rendimento aos participantes.
“Esta semana é muito importante para o nosso desenvolvimento na modalidade, porque recebemos instruções dos técnicos durante as atividades. Inclusive, tenho melhorado minhas pontuações a cada competição desde que comecei a participar do Camping”, avaliou o atirador, que está em sua quarta edição do evento.
Maycon ficou em segundo lugar no Meeting Paralímpico de tiro esportivo 2022, campeonato que foi substituído pelo Circuito na atual temporada. Além disso, ficou com a prata nas Paralimpíadas Militares, competição que estreou em 2022 e integrou o Conexão Paralímpica, em João Pessoa (PB). No último Campeonato Brasileiro da modalidade, ele terminou na quarta posição.
O atleta sofreu um acidente com arma de fogo após tentativa de assalto na Base Naval de Val-de-Cans, na capital paraense. Na ocasião, Maycon precisou ter a perna direita amputada. Após um ano, o soldado foi transferido para fazer fisioterapia no Centro de Referência do Rio de Janeiro, onde conheceu o esporte paralímpico.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Sétima edição do Camping Militar Paralímpico
As provas de tiro esportivo têm sido realizadas na Escola de Educação Física da Polícia Militar, zona norte da capital paulista, enquanto as disputas de tiro com arco acontecem no CT Paralímpico. No último dia de atividades, sábado, 26, todas as ações do Camping ocorrerão na Escola de Educação Física da Polícia Militar.
Esta edição do Camping recebe agentes das forças da Marinha, Exército, Aeronáutica, além das Polícias Militares do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e do Paraná. Também farão parte das atividades membros da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e Foz do Iguaçu.
Os participantes têm sido submetidos a avaliações físicas e testes com a equipe de Ciência do Esporte do CPB. Além disso, recebem acompanhamento psicólogo e nutricional, bem como orientações técnicas sobre as duas modalidades esportivas presentes no evento.
O Camping Militar serve como porta de entrada para outras competições do CPB, como as Paralimpíadas Militares, que estrearam na primeira edição do Conexão Paralímpica, em 2022, e o Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo, competição que, neste ano, substitui o Meeting Paralímpico Loterias Caixa da modalidade.
Patrocínio
O tiro esportivo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)