Ambos vão estrear na competição após participarem do Camping Militar Paralímpico, realizado no último mês de julho e que reuniu 46 militares e agentes de segurança pública com deficiências na cidade de Campinas (SP).
No interior paulista, Everton e Fernanda passaram a semana inseridos em uma rotina de alto rendimento. Além dos treinos específicos da modalidade, eles também foram submetidos a avaliações físicas e tiveram acompanhamento psicológico. Todas as atividades foram feitas sob a orientação de profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Nessa última edição do Camping, de maneira inédita, alguns participantes ainda tiveram a oportunidade de disputar duas competições: as Olímpiadas do Exército, que, pela primeira vez, contaram com atletas paralímpicos no tiro com arco, e o Torneio Bicentenário da Independência, que foi aberto a todos os atletas integrantes do Camping e teve disputas também no tiro esportivo.
“Fiquei em segundo lugar na carabina de ar R1 – SH1 no Torneio Bicentenário. Ter participado do Camping e do torneio me animou para continuar na prática do tiro esportivo, uma modalidade na qual me identifico muito. Por isso, resolvi me inscrever no Meeting”, disse o carioca Everton, que representará o clube IADERJ na competição em sua cidade natal e disputará a mesma prova em que foi medalha de prata em Campinas. Atualmente, Everton é cabo reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Após ser baleado em serviço, no mês de outubro de 2018, participou do seu 1º Camping no ano seguinte e, desde então, tem se dedicado ao esporte.
Situação semelhante à de Fernanda. Após levar um tiro na coluna lombar, a cabo ficou com sequelas físicas e emocionais, conforme seu próprio relato. “Após um ano de fisioterapia, não havia mais o que fazer. Quase entrei em depressão, mas me lembrei do convite que recebi para conhecer um projeto de reabilitação. Então, outra porta se abriu. Fui chamada para participar da equipe de tiro da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Isso resgatou minha autoestima”, contou Fernanda, que também ficou em segundo lugar no Torneio Bicentenário da Independência, em Campinas, mas na carabina de ar R2-SH1.
Além dos dois atletas, o Meeting Paralímpico de tiro esportivo vai reunir atiradores que já destacaram internacionalmente, como o capixaba Bruno Kiefer e a catarinense Jéssica Michalack. Ambos, juntos com o paulista Alexandre Galgani, conquistaram a medalha de bronze na Copa do Mundo da modalidade, em Châteauroux, na França, no último mês de junho.
A exemplo dos Meetings de atletismo, natação e halterofilismo, que são realizados pelo CPB desde o ano passado, o de tiro esportivo tem como objetivos desenvolver a prática esportiva no país, contribuir para o aprimoramento técnico da modalidade em disputa e proporcionar oportunidades de competição aos atletas de elite e novos valores do paradesporto brasileiro.
VEJA A LISTA DE ATLETAS INSCRITOS PARA O MEETING DE TIRO ESPORTIVO
Confira a relação de provas do 2º Meeting Paralímpico Loterias Caixa de tiro esportivo:
R1 Carabina de Ar – Posição em pé Masculino SH1
R3 Carabina de Ar – Posição Deitado Misto SH1
R4 Carabina de Ar – Posição em pé Misto SH2
R5 Carabina de Ar – Posição Deitado Misto SH2
R6 Carabina .22 – 50m – Posição Deitado Misto SH1
R7 Carabina .22 – 3×40 – 50m Masculino SH1
P1 Pistola de Ar Masculino SH1
P2 Pistola de Ar Feminino SH1
P3 Pistola Sport Misto SH1
P4 Pistola Livre Misto SH1
P5 Pistola Standard Misto SH1
T1,T2 e T3 Para-Trap Misto
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de tiro esportivo no Rio de Janeiro podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. No dia do evento, deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
2º Meeting Paralímpico Loterias Caixa de tiro esportivo
Provas de carabina e pistola
Local: Escola Naval no Rio de Janeiro
Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, s/n – Centro, Rio de Janeiro
Dias e horários: sábado, 27, das 9h às 16h, e domingo, 28, das 9h às 14h
Prova de trap
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro
Dia e horário: sábado, 27, das 10h às 12h
Patrocínio
O Tiro Esportivo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)