O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza pela primeira vez as Paralimpíadas Militares, em João Pessoa (PB) a partir desta quinta-feira, 13, e contará com cerca de 70 atletas. A competição acontece no Conexão Paralímpica, evento contempla também as Paralimpíadas Universitárias e Intercentros.
O evento é idealizado e realizado pelo CPB, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, e esta será a sua primeira edição.
As Paralimpíadas Militares contarão com disputas de atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo. Militares e agentes de segurança pública civis com deficiência física e visual, das Forças e Instituições de todo o território nacional participam da competição inédita.
Na manhã desta quinta-feira, 13, começam as provas do tiro esportivo, no Clube Pessoense de Tiro. As demais modalidades terão início na parte da tarde e todas seguem até o sábado, 15, pela manhã, na Vila Olímpica Parahyba.
De acordo com o regulamento da competição, os atletas podem disputar mais de uma modalidade.
As Paralimpíadas Militares é uma das ações do Programa Militar Paralímpico (PMP), que tem como principal objetivo apresentar ao seu público-alvo o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de sua qualidade de vida. Como segundo objetivo, o PMP visa também a detecção de possíveis talentos esportivos. O Programa conta ainda com o Camping Militar, que teve a última edição em julho, em Campinas.
A cerimônia de abertura do Conexão Paralímpica está marcada para quarta-feira, 13, às 10h, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).
O Conexão Paralímpica acontecerá pela primeira vez e contará com cerca de 500 atletas.
A programação do Conexão Paralímpica contará também com apresentações e experimentações de halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado na Vila Olímpica Parahyba nos três dias de competições.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Conexão Paralímpica em João Pessoa (PB) podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Paralimpíadas Militares
Data: 13, 14 e 15 de outubro
Horário: a partir das 9h
Vila Olímpica Parahyba
Endereço: R. Desportista Aurélio Rocha, S/N – Estados, João Pessoa – PB
modalidades: atletismo e natação
Clube Pessoense de Tiro
Endereço: Rua Cel. Mendes Ribeiro – Rodovia PB-004, R. Engenho Santo Amaro, Santa Rita – PB
modalidade: tiro esportivo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)