Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Arqueira Jane Karla é bronze no encerramento do 8º Torneio de Ranqueamento de Dubai

Jane Karla mira alvo durante prova em Dubai | Foto: Divulgação/CPB

*Matéria atualizada às 17h49

A arqueira goiana Jane Karla conquistou a medalha de bronze na prova Composto Open Feminino, nesta quinta-feira, 7, último dia de disputas 8º Torneio de Ranqueamento de Dubai, competição da qual o Brasil participou com nove arqueiros desde sábado, 2. O pódio foi completado pela pela turca Onzur Cure, ouro, e pela francesa Julie Chupin, prata.

A competição foi realizada em paralelo ao Qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Brasil conquistou mais uma vaga para o megaevento na capital francesa, com o atleta maranhense Luciano Rezende, que competiu na categoria Recurvo Open masculino. Na quarta-feira, 6, ele venceu a disputa final contra o iraniano Gholamreza Rahimi.

Luciano nasceu com mielomeningocele, uma má-formação na coluna que limitou os movimentos das pernas. Ele participou dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, ocasião em que obteve a quarta colocação, melhor resultado de um brasileiro na modalidade na história do megaevento.

O país já havia conquistado duas vagas em julho de 2023, com a própria goiana Jane Karla e o gaúcho Reinaldo Charão, no Mundial da modalidade, disputado na República Tcheca. Em novembro do ano passado, o cearense Eugênio Franco venceu os Jogos Parapan-Americanos de Santiago e, com isso, também cumpriu os critérios de qualificação para os Jogos.

Brasil nos Jogos Paralímpicos
A delegação brasileira, até semana passada, havia assegurado sua participação nas seguintes modalidades, com 116 atletas garantidos: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa

Na última edição, em Tóquio, foram 235 esportistas, oportunidade em que o país não teve representantes no rúgbi em cadeira de rodas e no basquete em cadeira de rodas. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades.

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento.

Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery