Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aluno da Escola Paralímpica de Esportes estreia com vitória no Internacional de badminton do Brasil

Arthur Dias durante jogo do Internacional de badminton do Brasil, no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O atleta Arthur Dias, da classe WH1 (cadeirantes), estreou com vitória no V Internacional de badminton paralímpico do Brasil, torneio que começou na manhã desta segunda-feira, 10, e vai até o próximo domingo, 16, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Arthur é aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto gratuito de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências física, visual e intelectual (leia mais abaixo). Além de Arthur, Vinícius de Oliveira e David Lima são os outros representantes da Escolinha, como o projeto é carinhosamente conhecido. 

Em sua primeira partida na atual edição do Internacional, nas duplas mistas WH1/2 (cadeirantes), Arthur fez parceria com Aline Cabral e ambos venceram o italiano Vicenco Contemi e a australiana Fiona Sing, por 2 sets a 0 (parciais 21/5 e 21/17) . Essa foi uma das nove vitórias brasileiras na manhã desta segunda-feira. 

Também pelas duplas mistas WH1/2, os brasileiros Osvaldo Júnior e Milani Gomes derrotaram o argentino Amilcar Robledo e a brasileira Andreia Farias, com parciais de 21/6 e 21/8. Ainda na mesma classe, o brasileiro Rômulo de Morais e a peruana Silvia Arizapana derrotaram os anfitriões José Neto e Juscileia Silva (23/21 e 21/9).  

Nas duplas mistas SL3/SU5 (atletas com deficiências nos membros inferiores e superiores), mais dois êxitos brasileiros. Leonardo Zuffo e Laura Fontoura fizeram 2 sets a 0 contra os chilenos Patricio Olave e Makarena Arriagada (21/9 e 21/7), assim como Rogério de Oliveira e Edwarda Dias superaram os tailandeses Chawarat Kitichokwattana e Chanida Srinavakul (duplo 21/16). 

As outras vitórias do Brasil foram em jogos de simples. Na classe WH1, Rodolfo Cano derrotou o peruano Fernando Mosquera, em sets diretos (21/10 e 21/11). Pela mesma classe, em um duelo brasileiro, Osvaldo Junior venceu outra partida no Internacional ao aplicar 2 sets a 0 em Carlos Alberto Rodrigues (21/12 e 21/10). Também pela chave masculina da WH1, Sérgio Santana impôs um duplo 21/17 no compatriota Rômulo de Morais. Já na classe SH6 (atletas de baixa estatura), Natália Xavier superou a francesa Elisa Bujnowskyj, com parciais de 21/8 e 21/9. 

A competição continua até domingo, 16, na capital paulista, com 268 atletas inscritos, oriundos de 36 países. Desses, 75 são brasileiros. O evento é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024. 

As duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares, único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Já em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples. 

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.

São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery