Desses inscritos, 75 são brasileiros, sendo que 17 deles são top-10 no ranking mundial (simples e/ou duplas). Destaque para o paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura), que, atualmente, ocupa as segunda e terceira posições em duplas e simples, respectivamente. Daniele Torres Souza, da classe WH1 (cadeirantes), também está entre as dez melhores do mundo, tanto em simples (5º) como em duplas (7º). Ambos os atletas foram campeões nas chaves de simples, em suas respectivas classes, no IV Internacional do Brasil em 2022.
O evento na capital paulista é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024.
As duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares, único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Já em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples.
Patrocínio
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)