Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, começam no próximo 17 de novembro, ou seja, daqui a exatos 50 dias. O Brasil tentará manter sua hegemonia no evento, já que é o líder do quadro de medalhas desde a edição do Rio 2007.
Na última vez em que a competição foi realizada, na cidade de Lima, Peru, em 2019, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
Às vésperas de Santiago 2023, confira cinco perguntas e respostas sobre o evento que ocorrerá na capital chilena, entre os dias 17 e 26 de novembro.
Quantas e quais modalidades fazem parte do programa do Parapan de Santiago 2023?
Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 contarão com 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, ciclismo (estrada e pista), futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo. O Brasil terá atletas em todas.
A novidade é o retorno do tiro com arco, que ficou de fora do programa da competição em 2019. A última edição que contou com provas do tiro com arco foi o Parapan de Toronto 2015. Na ocasião, o Brasil foi representado por nove atletas e conquistou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata.
Quantos atletas brasileiros foram convocados?
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou a convocação de 169 atletas na última terça-feira, 26, de dez modalidades: 31 de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, 5 de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa. As convocações completas podem ser vistas neste link.
Nas próximas duas terças-feiras, 3 e 10 de outubro, o CPB divulgará os nomes dos atletas de outras sete modalidades. A expectativa é que o Brasil seja representado por mais de 300 atletas.
Quais modalidades distribuem vagas diretas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024?
Basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo. No caso do Brasil, entre essas modalidades, duas já têm vagas asseguradas: futebol de cegos e goalball masculino.
A Seleção Brasileira de futebol de cegos se classificou com a medalha de bronze na Copa do Mundo da modalidade, disputada em agosto deste ano e inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). Já a de goalball masculina foi campeã mundial em Portugal, no último mês de dezembro.
Há modalidades que estão no programa do Parapan e não estão nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e vice-versa?
O futebol de paralisados cerebrais será disputado no Parapan, mas não estará nos Jogos de Paris 2024. Por outro lado, o megaevento na capital francesa terá disputas de canoagem, esgrima em cadeira de rodas, hipismo, remo, vôlei sentado e triatlo.
Quantas medalhas o Brasil já ganhou na história do Parapan?
Até o momento, o Brasil já conquistou 1.334 medalhas na história dos Jogos Parapan-Americanos (Cidade do México 1999, Mar Del Plata 2003, Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019). Na capital chilena, o país pode chegar na marca das 1.500 medalhas.
A última edição realizada em Lima em 2019 é considerada a melhor de todos os tempos, com mais de 1.800 atletas paralímpicos de 30 países.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)