A carioca Lídia Cruz bateu o recorde das Américas dos 50m livre para a classe S4 (comprometimento físico-motor) na manhã desta sexta-feira, 17, segundo dia da Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A nadadora completou a prova em 38s94, superando o melhor tempo continental anterior que já era dela, conquistado há apenas 15 dias, durante o Open Internacional da modalidade, também no CT.
A competição é organizada pelo CPB e vai até sábado, 18. Ela conta com 274 atletas representando clubes de 16 estados e do DF (AM, BA, CE, ES, GO, MS, MG, PA, PR, RJ, RS, RO, RR, SC, SP e SE). As finais do evento, às 17h dos três dias, terão transmissão ao vivo pelo canal de YouTube.
Esta é a segunda e última Seletiva da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris. A primeira foi o Open Internacional de natação, também no CT Paralímpico, de 2 a 4 de maio. À ocasião, 27 nadadores, 15 homens e 12 mulheres, conseguiram tempos melhores do que as marcas exigidas pelo CPB. Além deles, o paulista Gabriel Melone bateu o índice estabelecido pelo Comitê na quinta-feira, 16, primeiro dia de Circuito.
O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB, listados neste documento. Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve acontecer entre junho e julho.
Atleta do Vasco, do Rio de Janeiro, Lídia já conquistou o índice de qualificação para Paris durante o Open Internacional de natação. A nadadora comemorou a melhora de suas marcas atingidas em ano de Jogos Paralímpicos. “É resultado do treino que a gente está fazendo. Também é um sinal de que a preparação para Paris está dando certo. A gente está num caminho muito bom. E ainda quero buscar mais recordes nas provas de amanhã”, afirmou a atleta.
Além das duas Seletivas, Lídia ainda nadou o Meeting Paralímpico Loterias Caixa do Rio, no último sábado, 11, e se prepara para disputar a etapa de Berlim do World Series nas próximas semanas (a convocação oficial será divulgada em breve). Para ela, a série de competições em sequência também favorece a preparação. “É ótimo a gente competir internacionalmente antes de um evento tão grande como os Jogos. Pelo menos assim a gente vai tirando a pressão de chegar em Paris, porque já vai conhecendo os atletas internacionais, vai se preparando para o momento em que vai ser para valer”, afirmou.
Outro atleta a competir no Circuito nesta sexta-feira foi o paulista Victor Almeida, 15, atleta mais jovem a conquistar o índice para Paris durante o Open Internacional de natação. O nadador completou 200m medley da classe S9 (comprometimento físico-motor) em 2min32s07, prova na qual foi bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro passado. Também nadou os 50m livre em 29s44.
“O Circuito está sendo ótimo para minha preparação, agora que já tenho o índice, missão totalmente concluída. Entrei em um novo período de treino de base, rodando mais pesado, com a programação toda voltada para Paris. Então os resultados para esse período de treino estão sendo bons sim”, afirmou o atleta, que representa o Time Nauru, de São Paulo, e tem má-formação congênita no fêmur direito.
A campeã paralímpica pernambucana Carol Santiago, do clube gaúcho GNU, também nadou no Circuito e completou os 50m livre durante a etapa da manhã em 27s10, o que seria o segundo melhor tempo de 2024. O ranking da temporada é liderado pela própria Carol, que nadou a prova em 26s79 durante o Open Internacional de natação, no CT.
Durante as finais da tarde, a campeã mundial Cecília Araújo fez seu melhor tempo de 2024 nos 50m livre para a classe S8 (comprometimento físico-motor). A nadadora completou a distância em 30s66 nesta sexta-feira, abaixo dos 30s75 registrados no Open Internacional, no início do mês, resultado que já havia garantido a ela o índice para Paris 2024. O tempo dela desta sexta-feira é o terceiro melhor tempo nesta classe e prova em 2024, sendo que o ranking é liderado pela russa Viktoriia Ishchiulova (30s59 em abril).
“Nadei minha principal prova e gostei bastante da minha marca, mesmo depois de uma semana de folga, e ainda conquistei um tempo melhor do que o do Open, então fiquei bem feliz com esse resultado”, afirmou Cecília, natural de Natal (RN) e representante da equipe paulista AAF Nauru.
A nadadora explicou o planejamento feito pela sua comissão incluindo esses dias sem treinos. Esse descanso após a primeira Seletiva já estava previsto desde o ano passado e agora não vai ter mais folga até Paris. “Eu me sinto bem comigo mesma, descansada, e o meu resultado mostrou isso”, afirmou a atleta, que tem paralisia cerebral.
Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou o quadro de medalhas da modalidade, ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de natação 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de natação
Datas: até 18 de maio, a partir das 9h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Lídia Cruz é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
O atleta Victor Almeida é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)