O Camping Escolar é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Ao todo, foram convidados para esta fase do evento 143 atletas de 21 estados, sendo 27 no atletismo, 16 no badminton, nove no basquete em cadeira de rodas (3×3), 12 na bocha, 14 no futebol PC (para paralisados cerebrais), cinco no halterofilismo, 28 na natação, quatro no taekwondo, 13 no tênis de mesa, quatro no tênis em cadeira de rodas e 11 no vôlei sentado.
Dentre eles, 11 alunos de seis modalidades da Escola Paralímpica de Esportes do CPB foram convocados.
Vinicius de Oliveira, 17, é único representante da Escolinha, como é conhecido o projeto, no badminton. Esta é a segunda participação do jovem no Camping Escola Paralímpico.
“Estou muito grato por participar mais uma vez do Camping Escolar. É uma oportunidade legal para conhecermos outros atletas de diferentes estados. As técnicas que aprendemos aqui, além de melhorar meus treinos, contribui com o sonho de me tornar um atleta de alto rendimento”, comentou o jovem.
O paulista faturou três medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro e no torneio “Diego Mota” sub-23 de badminton paralímpico, em 2022. Na competição principal, ele foi campeão nas duplas mistas.
Durante o período na capital paulista, os atletas são submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistem a palestras. O CPB arca com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Os atletas que participam do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e das confederações, também têm a responsabilidade de disputar competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro