Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aluno de 9 anos é prata e Escolinha do CPB conquista 12 medalhas nos Brasileiros de badminton 

Alunos da Escolinha do CPB posam com suas medalhas no CT Paralímpico| Foto: Divulgação/CPB
O paulistano Gabriel Costa, 9, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 8 a 17 anos, conquistou a medalha de prata nas duplas masculinas, na classe SH6 (atletas com baixa estatura), no Campeonato Brasileiro “Diego Mota” sub-23 de badminton paralímpico. A competição ocorreu entre os dias 6 e 9 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Além de Gabriel, outros alunos do projeto do CPB ganharam medalhas na competição, bem como no Campeonato Brasileiro principal. Ao todo, foram 12 pódios (veja mais abaixo). Foram seis ouros, três pratas e três bronzes. 

Destaque para Vinícius de Oliveira, também SH6, que faturou três medalhas de ouro – uma no torneio adulto e duas no sub-23. Na competição principal, ele foi campeão nas duplas mistas. “Foi uma conquista e tanto. Na chave mista, nosso aluno, de 17 anos, fez uma dupla com uma jovem de 13. Juntos, eles bateram uma das melhores duplas do país na decisão”, celebrou Andrew Cassiano, professor de badminton da Escola do CPB, também conhecida como Escolinha. 

Único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Vitor Tavares (SH6) também se destacou no Brasileiro principal ao ser campeão na chave masculina simples. 

Confira as medalhas conquistadas pelos alunos da Escolinha do CPB:

Campeonato Brasileiro principal 
Vinícius de Oliveira (SH6)
duplas mistas – ouro

Arthur Dias (WH1 – cadeirantes)
duplas masculinas – bronze 

Campeonato Brasileiro “Diego Mota” sub-23

Vinícius de Oliveira (SH6)
simples masculino – ouro
duplas masculinas – ouro

Arthur Dias (WH1)
simples masculino – ouro

Gabriel Costa (SH6)
duplas masculinas – prata

David Lima (SU5 – deficiência nos membros superiores)
individual masculino – bronze
duplas masculinas – ouro

Matheus Augusto (SH6)
individual masculino – prata
duplas masculinas – prata

Felipe Peterli (SU5)
individual masculino – bronze
duplas masculinas – ouro

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Patrocínios
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery