Esta será a primeira das quatro etapas do circuito internacional programadas para 2023. O Grand Prix será disputado nos dias 30 e 31 deste mês e contará pontos no ranking mundial.
O Brasil será representado por 16 atletas em Portugal. Sete deles líderes do ranking em suas categorias. Confira a lista de convocados.
ROSICLEIDE SILVA DE ANDRADE -48 kg (J1)
LÚCIA DA SILVA TEIXEIRA ARAÚJO -57 kg (J2)
BRENDA SOUZA DE FREITAS -70 kg (J1)
ALANA MARTINS MALDONADO -70 kg (J2)
ERIKA CHERES ZOAGA +70 kg (J1)
REBECA DE SOUZA SILVA +70 kg (J2)
MEG RODRIGUES VITORINO EMMERICH +70 kg (J2)
ELIELTON LIRA DE OLIVEIRA -60 kg (J1)
ROBERTO NUNES DA PAIXÃO -60 kg (J1)
THIEGO MARQUES DA SILVA -60 kg (J2)
HARLLEY DAMIÃO PEREIRA ARRUDA -73 kg (J1)
ARTHUR CAVALCANTE DA SILVA -90 kg (J1)
ANTONIO TENÓRIO DA SILVA -90 kg (J1)
MARCELO ADRIANO DE AZEVEDO CASANOVA -90 kg (J2)
WILLIANS SILVA DE ARAÚJO + 90KG (J1)
SERGIO FERNANDES JUNIOR +90 kg (J1)
As outras três etapas do circuito da IBSA vão acontecer em Alexandria, no Egito, em março, Baku, no Azerbaijão, em setembro e Tóquio, no Japão, em dezembro.
O Brasil também vai disputar outras competições: os Jogos Mundiais da Federação Internacional ddos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), em Birmingham, na Inglaterra, em agosto e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, em novembro.
“As minhas expectativas são as melhores. No ano passado, a Seleção Brasileira fez um trabalho excepcional. A cada campeonato, estávamos mais unidos e isso, automaticamente, gera mais confiança. Terminar 2022 e começar este ano na liderança do ranking é uma responsabilidade muito grande porque as adversárias já me conhecem e cada campeonato será mais desafiador que o outro. Não será fácil, mas vou tentar trazer ótimos resultados para o Brasil”, disse a carioca Brenda Freitas, 27, que lidera a categoria J1 (cegos totais) até 70 kg.
A Seleção inicia a temporada otimista após os resultados conquistados no ano passado, quando conquistou o Pan do Canadá, em dezembro, o quarto lugar no Mundial de Baku, em outubro e o tricampeonato das três etapas do Grand Prix da IBSA, em São Paulo, Brasil, Nur-Sultan, Cazaquistão e Antalya, Turquia.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)