Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB estreia evento com mais de 500 atletas em João Pessoa; veja a programação da semana

Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa (PB), será um dos locais das competições na Conexão Paralímpica | Foto: Samuel Santos/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 28 e 29 de outubro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 16. Confira:

Conexão Paralímpica
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza pela primeira vez o Conexão Paralímpica, em João Pessoa (PB), entre os dias 13 e 15 de outubro. O evento abrange três competições: Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros. Ao todo, estão inscritos 553 atletas.O evento é idealizado e realizado pelo CPB, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, e esta será a sua primeira edição. 

A cerimônia de abertura está marcada para quarta-feira, 13, às 10h, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). No mesmo dia começam as disputas, que seguem até o sábado, 15, em três locais diferentes: Vila Olímpica Parahyba, Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha e no Clube Pessoense de Tiro.

Mundial de rúgbi 
A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas disputará o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado na cidade de Vejle, na Dinamarca, entre os dias 10 e 16 de outubro. A estreia do Brasil será contra a seleção anfitriã, nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília). 

O Brasil está no Grupo B, junto com Japão, Austrália, Canadá, Dinamarca e Colômbia. Outras sete seleções estão no grupo A: Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, França e Suíça. O título mundial garantirá vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Campeonato Brasileiro masculino de basquete em CR
O Campeonato Brasileiro masculino de basquete em cadeira de rodas será realizado entre os dias 12 e 17 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Dez equipes vão disputar a competição e, na primeira fase, serão divididas em duas chaves.

Grupo A:
ADD Magic Hands/SP, Andef/RJ, Gadecamp Campinas/SP, Add Magic Wheels/SP e Kings Maringá/UEM/SESP/PR.
Grupo B: CAD SJRP/Vetnil/SP, Adap/Aparecidense/GO, All Star Rodas/Remo/Banco da Amazônia/PA, Adfima/AL e Cenapa/MA. 

Os quatro melhores times de cada grupo vão avançar para as quartas de final. Os vencedores farão as semifinais, nas quais serão definidos os finalistas. Os dois jogos terão transmissão do Facebook e YouTube do CPB, no domingo, 16, a partir das 9h. Já a decisão será transmitida ao vivo, no SporTV 2, na próxima segunda-feira, 17, às 10h30. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Vitória
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Vitória (ES) no próximo sábado, 15, com provas de atletismo e natação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Esta será a 11ª etapa e a segunda na Região Sudeste do evento neste ano. Em 2022, o Meeting já passou por dez capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Amapá (AP)Fortaleza (CE), Natal (RN)João Pessoa (PB)Recife (PE), Aracaju (SE)Brasília (DF)Goiânia (GO) e Belo Horizonte. 

Aberto Paralímpico Internacional de tênis de mesa
Os mesatenistas brasileiros conquistaram 19 medalhas de ouro de 23 possíveis no Aberto Paralímpico Internacional de tênis de mesa, realizado entre os dias 7 e 9 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. De todos os torneios disputados, incluindo individuais femininos e masculino e duplas femininas, masculinas e mistas, em apenas um não houve atletas do Brasil em primeiro ou segundo lugar no pódio.

Copa das Nações de goalball
A Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou a medalha de bronze na Copa das Nações, torneio realizado em Berlim, na Alemanha, entre os dias 7 e 9 de outubro, com a participação de 14 países. Na decisão pelo terceiro lugar, as brasileiras baterem as canadenses por 5 a 2. A Seleção Brasileira masculina não conseguiu avançar às semifinais e ficou de fora da briga pelo pódio. 

Brasileiro feminino de vôlei sentado – 2º turno 
O Sesi/SP conquistou o Campeonato Brasileiro feminino de vôlei sentado – 2º turno ao vencer o Aspaego/GO, por 3 sets a 0 (25/15, 26/24 e 25/23), no último sábado, 8, na sede da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Goiás (Adfego), em Goiânia (GO). 

A equipe paulista também conquistou o 1º turno do torneio, realizado no mês de junho, na cidade de Maceió (AL).  No 2º turno, o bronze ficou com outra equipe goiana, a Adfego, que venceu o Anthares (AL) na disputa pelo terceiro lugar. Toda a competição teve transmissão ao vivo das partidas pelo canal do Youtube da CBVD TV.

Brasileiros principal e sub-23  de badminton paralímpico
O paulistano Gabriel Costa, 9, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 8 a 17 anos, conquistou a medalha de prata nas duplas masculinas, na classe SH6 (atletas com baixa estatura), no Campeonato Brasileiro “Diego Mota” sub-23 de badminton paralímpico. A competição ocorreu entre os dias 6 e 9 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Além de Gabriel, outros alunos do projeto do CPB ganharam medalhas na competição, bem como no Campeonato Brasileiro principal. Ao todo, foram 12 pódios. Foram seis ouros, três pratas e três bronzes. 

Único atleta brasileiro da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Vitor Tavares (SH6) também se destacou no Brasileiro principal ao ser campeão na chave masculina simples. 

Confira as medalhas conquistadas pelos alunos da Escolinha do CPB:
Campeonato Brasileiro principal 
Vinícius de Oliveira (SH6)
duplas mistas – ouro

Arthur Dias (WH1 – cadeirantes)
duplas masculinas – bronze 

Campeonato Brasileiro “Diego Mota” sub-23
Vinícius de Oliveira (SH6)
simples masculino – ouro
duplas masculinas – ouro

Arthur Dias (WH1)
simples masculino – ouro

Gabriel Costa (SH6)
duplas masculinas – prata

David Lima (SU5 – deficiência nos membros superiores)
individual masculino – bronze
duplas masculinas – ouro

Matheus Augusto (SH6)
individual masculino – prata
duplas masculinas – prata

Felipe Peterli (SU5)
individual masculino – bronze
duplas masculinas – ouro

Patrocínios 
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O rúgbi em CR é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O basquete em CR é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O goalball  é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery