O Meeting de Natal é a primeira etapa de 2022 que reúne disputas em três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. Ao todo, 193 atletas se inscreveram para as provas na capital potiguar, que se encerram às 17h desta quinta-feira. O evento, agora, chega a João Pessoa (PB), onde ocorrerão disputas de atletismo no próximo domingo, 11. Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP) e Fortaleza (CE).
A etapa de Natal serviu como um último teste de Thalita para o Grand Prix de Marrakech, em Marrocos, que ocorrerá entre os dias 11 e 18 de setembro. Ela embarca nesta sexta-feira, 9, à cidade marroquina. O Brasil será representado por 24 atletas no principal evento de atletismo paralímpico desta temporada.
“Foi importante estar neste Meeting, em casa, para acertar alguns detalhes. Já sabemos o que erramos e vamos corrigir para estar bem no Marrocos. Lá, o estádio é fechado e não vai ventar como ventou aqui em Natal”, disse Thalita, que nasceu com glaucoma e defendeu a Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN) no Meeting.
A marca de 12s88 é a quarta do mundo no ano, mas não foi a melhor da velocista na temporada. Ela já fez a distância em 12s27, em São Paulo, durante a Segunda Fase Nacional de atletismo, disputada em junho. Esse tempo só é superado pelos 12s13 feitos pela também brasileira Lorena Spoladore, na mesma competição.
Além dos 100 m, Thalita também correu os 200 m na capital potiguar e terminou o trajeto em 27s95. “Estive no Meeting do ano passado e posso afirmar que o evento está cada vez melhor”, finalizou a medalhista de prata nos 200 m e 400 m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Outra medalhista paralímpica presente no Meeting de Natal foi a nadadora potiguar Joana Neves, da classe S5 (atletas com comprometimento físico-motor). Na piscina do Sesi Clube/RN, ela disputou três provas nesta manhã: 100 m livre, na qual fez o tempo de 1min34s39; 50 m borboleta (50s21); e 50 m livre (40s27). Conquistou três medalhas de ouro.
Essa foi a primeira competição de Joana após o Mundial de natação paralímpica, na Ilha da Madeira, em Portugal, ocasião em que subiu quatro vezes ao pódio: prata nos 50 m livre, ouro nos 4 x 50 m misto livre – 20 pontos, bronze nos 50 m borboleta e bronze nos 100 m livre.
“Fiquei um tempo parada por descanso, Covid e lesão. Por isso, gostei dos meus tempos, mas sei que posso melhorar. O bom que pude voltar a competir em uma piscina que já conheço. Somos amigas [risos]. Treino aqui sempre”, concluiu a nadadora, que representou a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef/RN).
As provas de halterofilismo vão até as 17h. Entre os participantes, destaque para João França Junior, um dos sete representantes brasileiros na modalidade nos Jogos de Tóquo 2020.
Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.
CONFIRA O CATÁLOGO VIRTUAL DO MEETING DE ATLETISMO DE NATAL
CONFIRA O CATÁLOGO VIRTUAL DO MEETING DE NATAÇÃO DE NATAL
CONFIRA O CATÁLOGO VIRTUAL DO MEETING DE HALTEROFILISMO DE NATAL
Patrocínio
O Meeting Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa.
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
A natação e o halterofilismo são modalidades patrocinadas pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Thalita Simplício e Joana Neves são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)