Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Natal é a primeira cidade a receber três modalidades no Meeting Paralímpico Loterias Caixa em 2022 

Halterofilismo será uma das modalidades disputadas na capital potiguar; provas ocorrerão na UFRN | Foto: Jobson Galdino/CPB
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Natal (RN) nesta quinta-feira, 8, com provas de atletismo, natação e halterofilismo. Ao todo, as três modalidades vão reunir 193 atletas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), local das disputas de atletismo e halterofilismo, e no Sesi Clube/RN, onde ocorrerão as provas de natação.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. O evento promove provas de atletismo, natação e halterofilismo em todas as regiões do país e, em 2022, a capital potiguar será a primeira cidade a receber as três modalidades. Vale destacar que, neste ano, o CPB também incluiu o tiro esportivo no calendário do evento, com disputas realizadas apenas no Rio de Janeiro. 

Entre os inscritos para o evento em Natal está Thalita Simplício, 25, medalhista de prata nos 200 m e 400 m da classe T11 (para atletas cegos) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Nascida na capital potiguar, esta será a segunda vez que a velocista disputará o Meeting em casa. Em dezembro do ano passado, ela conquistou duas medalhas de ouro: 100 m e 200 m, com os tempos de 12s72 e 26s95, respectivamente. 

“É muito importante ter competições em diversas cidades brasileiras para que, cada vez mais, haja pessoas com deficiências no esporte. É uma forma de elas conhecerem e ficarem mais próximas do Movimento Paralímpico”, disse Thalita, que nasceu com glaucoma e vai representar a Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN) no evento. “Também acredito que seja uma ótima oportunidade para os atletas de alto rendimento se manterem em nível de competição e se preparem, física e psicologicamente, às missões internacionais”, completou a velocista. 

Outro potiguar que disputará pela segunda vez o Meeting em Natal é o halterofilista Paulo Roberto da Silva, 17, que vai competir na categoria até 49 kg. Ele é o mais novo entre 39 atletas inscritos nas provas de halterofilismo e vai estrear na modalidade. Até o ano passado, Paulo, que tem baixa estatura (1,17 m), era nadador da classe S6 (limitações físico-motoras). Inclusive, foi na natação que ele participou do primeiro Meeting realizado na capital potiguar, em dezembro de 2021. 

“Decidi mudar de modalidade porque, ao meu ver, no halterofilismo tenho mais chances de medalhas. Na natação, estava muito difícil porque o ritmo do meu braço era muito diferente em relação ao dos meus adversários de classe”, disse Paulo, que nasceu em Natal, mas mora em Ielmo Marinho, cidade que fica a 54 km da capital potiguar, e representa a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef/RN). Apesar de dizer que está confiante em uma vitória no Meeting, Paulo reconheceu que está um pouco nervoso nesses dias que antecedem a competição. “Tudo é muito novo para mim no halterofilismo”, admitiu. 

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil. 

Neste ano, três cidades já sediaram etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, com provas de atletismo: Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Macapá (AP). As capitais sul-mato-grossense e cearense também receberam disputas de natação. Além desses municípios, o Rio de Janeiro teve duas edições de tiro esportivo. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui

Entre os dias 9 e 12 de agosto, Natal foi sede de outro evento organizado pelo CPB: a segunda fase regional das Paralimpíadas Escolares, que reuniu cerca de 300 jovens e teve o estado do Pará como campeão. 

Imprensa 
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo, natação e halterofilismo de Natal podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local. 

Serviço 
Meeting Paralímpico de atletismo, natação e halterofilismo de Natal (RN) 
Dia e horário: quinta-feira, 8 de setembro – a partir das 8h 

Atletismo e halterofilismo 
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte 
Endereço: Campus Universitário – Lagoa Nova, Natal – RN, 59078-970 

Natação 
Local: Sesi Clube/RN 
Endereço: Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59063-400 

Patrocínios 
O Meeting Paralímpico é patrocinado pelas Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem. 
A natação e o halterofilismo são modalidades patrocinadas pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

A atleta Thalita Simplício é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery