Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Confira os resultados brasileiros e a programação paralímpica de sábado, 3, até domingo, 11

Bocha é uma das modalidades da regional das Paralimpíadas Escolares, no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Ale Cabral/CPB
*Matéria atualizada às 16h13

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga os resultados de missões brasileiras em competições realizadas no último final de semana, dos dias 3 e 4 de setembro, bem como a programação de eventos, organizados pelo CPB e/ou com participações de atletas do país, que ocorrerão até domingo, 11. Confira:

Paralimpíadas Escolares 
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá a terceira e maior regional das Paralimpíadas Escolares 2022, a partir desta terça-feira, 6. Ao todo, 613 atletas em idade escolar estão inscritos em três modalidades: atletismo. Os estados participantes serão Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Neste ano, o CPB já organizou etapas regionais em Brasília e Natal. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também no CT Paralímpico. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas em todas as etapas. 

Meetings Paralímpicos Loterias Caixa de Natal e João Pessoa
A cidade de Natal será sede do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo nesta quinta-feira, 8. Ao todo, as três modalidades vão reunir 193 atletas com deficiências. As provas de atletismo e halterofilismo serão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto as de natação acontecerão no Sesi Clube/RN. Depois, no domingo, 11, será a vez de João Pessoa (PB) receber provas de atletismo na Vila Olímpica. 

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, com provas de atletismo, natação e halterofilismo em todas as regiões do país. Cada município recebe disputas de, pelo menos, uma das modalidades. Neste ano, a capital potiguar será a primeira cidade a sediar provas de todas elas. 

Três cidades já sediaram etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, com provas de atletismo, em 2022: Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), que recebeu o evento neste domingo, 4, e Macapá (AP). As capitais sul-mato-grossense e cearense também receberam disputas de natação. Além desses municípios, o Rio de Janeiro teve duas edições de tiro esportivo. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.

Mundial de basquete em cadeira de rodas masculino sub-23
A Seleção Brasileira masculina sub-23 de basquete em cadeira de rodas embarcou na última sexta-feira, 2, para o Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá de 7 a 16 de setembro, em Phuket, na Tailândia. Ao todo, 12 atletas foram convocados pelo técnico Marcos Araújo para a competição.

O Brasil está no grupo A do Mundial, ao lado de Canadá, Japão, França, Turquia e Espanha. A estreia será no dia 7 de setembro, às 6h30 (de Brasília), diante dos canadenses. Todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (IWBF). Para acessar o calendário completo de partidas da competição, clique aqui.

Desafio Internacional de bocha paralímpica de Roma 
Dez atletas da bocha paralímpica brasileira vão representar o país no Desafio Internacional da modalidade, que será realizado em Roma, Itália, entre os dias 6 e 14 de setembro.

Entre os convocados para a Seleção Brasileira de bocha estão Maciel Santos, medalha de bronze no individual na classe BC2 (atletas que não recebem auxílio) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; Evelyn de Oliveira, medalha de ouro nos pares na classe BC3 (jogadores que usam instrumentos auxiliares e podem ser ajudados por outra pessoa) nos Jogos do Rio 2016; Evani Calado (BC3), ouro por equipes nos Jogos do Rio 2016; Eliseu dos Santos, ouro nos pares nos Jogos de Londres 2012 na classe BC4 (atletas que têm deficiências severas, mas que não recebem assistência), entre outros medalhistas paralímpicos. 

Grand Prix de futebol de cegos da França
A Seleção Brasileira de jovens de futebol de cegos conquistou neste sábado, 3, o título do Grand Prix da França da modalidade, ao derrotar o Japão nos pênaltis, por 1 a 0, após o empate sem gols no tempo normal. Com um grupo cuja a média de idade era de 19 anos, o time dirigido pelo técnico Josinaldo Sousa, o Bamba, garantiu ao país o quarto troféu no ano, seja com o elenco principal ou de jovens. O Brasil já havia vencido a Copa Tango, o Desafio das Américas e o Grand Prix da IBSA – título que valeu vaga no Mundial da Inglaterra 2023, que será disputado em Birmingham. Em outubro, o desafio será a Copa América, na Argentina.

Grand Prix de taekwondo paralímpico de Paris
A Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico conquistou o vice-campeonato por equipes no Grand Prix da modalidade, disputado nesta segunda-feira, 5, em Paris, na França. Foram seis medalhas aos todo: uma de ouro, duas de prata e três de bronze. O título ficou com a Turquia. 

O destaque da delegação brasileira foi Ana Carolina Moura (até 65 kg), responsável pela única medalha dourada do país na competição. Para chegar ao título, ela derrotou a dinamarquesa Lisa Gjessing, tetracampeã mundial e atual campeã paralímpica. Nas outras duas lutas, Ana superou a turca Secil Er (quartas de final) e a britânica Beth Munro (semifinal).

Patrocínios
O Meeting Paralímpico, a bocha, o futebol de cegos e o basquete em cadeira de rodas são patrocinados pelas Loterias Caixa.
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Maciel Santos e Andreza Vitória são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery