As categorias feminina e quad conseguiram se classificar para a Copa do Mundo de 2023 pelos resultados alcançados na competição atual. As mulheres terminaram a competição no oitavo lugar, depois da derrota para a Alemanha por 2 jogos a 1 no último confronto realizado no sábado.
Na categoria quad, o Brasil teve o seu melhor resultado da história em categorias adultas. A equipe composta por Ymanitu Silva, Leandro Pena e Augusto Fernandes, com Vinicius Cyrillo como treinador, terminou com a medalha de bronze.
Na fase de grupos, eles venceram por 3 partidas a 0 todos os adversários: Grã-Bretanha, Estados Unidos e Israel. Depois da derrota para África do Sul (2 a 0) na semifinal, o Brasil voltou a bater os Estados Unidos na disputa pelo terceiro lugar (2 a 0).
“Esse é um momento único para o tênis em cadeira de rodas do Brasil. Isso é o resultado do trabalho que está sendo bem desenvolvido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e também com as federações estaduais. Temos atletas aqui de vários estados, o que mostra que o tênis em CR está bastante disseminado no Brasil. Cada degrau que a gente sobe, passamos a pensar mais alto. Então, vamos trabalhar mais, nos esforçar mais, investir mais para desenvolver ainda mais o nosso esporte”, destacou Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.
Neste domingo, as categorias masculina e júnior fecharam a competição. No masculino, a equipe perdeu para o Sri Lanka por 2 a 1. Rafael Medeiros foi superado por Gamini Mudiwanselage (6/3 e 6/3), enquanto Daniel Rodrigues venceu Dharsena Ranjan por 6/2 e 7/5. Nas duplas, os asiáticos levaram a melhor por 6/2 e 7/5. Assim, o time acabou a competição no 14º lugar e precisará disputar o qualifying para buscar a vaga para o Mundial de 2023.
No Júnior, a equipe terminou o torneio na oitava colocação. Neste domingo, Vitória Miranda, de apenas 14 anos, perdeu para Lily Lautenschlager, dos Estados Unidos, por duplo 6/3 e Jade Lanai ganhou de Charlie Cooper por 6/3 e 7/5. Nas duplas, Arthur Dantas e Lorenzo Godoy foram superados por Charlie Cooper e Maylee Phelps por 6/7, 6/3 e 10-7.
Nesta edição da Copa do Mundo, apenas cinco nações competiram com equipes em todas as categorias. Além do Brasil, estiveram com equipes completas Holanda, Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).