Os paracanoístas brasileiros já estão em Poznan, na Polônia, para o início da temporada internacional na disputa da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. O evento começa nessa quinta-feira, 23, e vai até o domingo, 26.
O Brasil está com três atletas que irão brigar forte pelas medalhas, Caio Ribeiro na disputa das classes KL3 e VL3, Igor Alex Tofalini pela VL2 e Luis Carlos Cardoso da Silva nas provas do KL1 e VL2.
Para Igor, esta competição é muito importante principalmente por ser um ano de disputas das seletivas para os Jogos Paralímpicos do ano que vem. “Cabe a nós fazer um bom trabalho e avaliar o desempenho dos atletas para que possamos dar continuidade no trabalho que a gente vem fazendo”, comenta. Na mesma linha, Luiz Carlos Cardoso também buscar o melhor resultado na água. “Eu pretendo aplicar tudo o que treinei durante esses meses. Espero poder conseguir chegar ao pódio, e ter o prazer de erguer a nossa bandeira”, diz.
Já o atleta Caio Ribeiro vai disputar com um diferencial. “Estou querendo ver como vai ser o meu desempenho em competir usando uma prótese, porque vai ser uma coisa nova. É uma prótese diferente e na canoa nunca remei assim, será a primeira vez”. Ele também fala da expectativa de avaliar os outros atletas, sendo que o evento teve recordes de inscrições. “Estou me sentindo muito bem e confiante, darei o meu melhor e o objetivo é ir para a final”, diz.
De acordo com o Supervisor da modalidade, Leonardo Maiola, o Brasil sempre esteve entre os cinco melhores países do Mundo e o objetivo é conseguir trazer o maior número de pódios. Para ele, as condições da pista são adversas, mas nada que impeça o resultado final. “Tem bastante vento e onda, um pouco mais complicado do que o Brasil, onde os atletas treinam. Apesar disso, eles estão preparados para essas adversidades”.
Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)