Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Temperatura aumenta nas montanhas chinesas e prova de snowboarder gaúcho é antecipada em um dia

André Barbieri, do snowboard, teve prova de banked slalom antecipada em um dia pelo Comitê Organizador Local dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 devido às condições climáticas. Foto: Ale Cabral/CPB

A drástica mudança de clima nas montanhas chinesas, onde são realizadas os Jogos Paralímpicos de Inverno, forçou o Comitê Organizador Local a antecipar em um dia a prova do gaúcho André Barbieri. 

As disputas de banked slalom do snowboard serão nesta sexta-feira, 11, e não mais no sábado, 12. A partir de 1h da manhã desta sexta-feira, 11, horário de Brasília, os snowboarders competirão. 

“Eu vou dar o meu melhor na prova de banked slalom. Vou executar a técnica perfeita o máximo que eu puder para conquistar o melhor resultado”, disse Barbieri.

As temperaturas chegaram a 9ºC nas horas mais quentes do dia e no final de semana existe até a previsão de chuva, o que provoca derretimento mais rápido da neve. Em decorrência da falta de neve, as provas na cidade de Zhangjiakou, onde ocorrem snowboard e o cross-country (modalidade que conta com outros cinco brasileiros), são disputas sobre neve artificial.

Na semana que antecedeu aos Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim, os termômetros chegaram a marcar -15ºC, porém não houve precipitação de neve.  

André já disputou a prova de cross, em que finalizou com o 13º lugar. Esse evento ocorreu na segunda-feira, 7, e a temperatura bateu em 4º C. 

Na manhã desta quarta-feira, 9, em Zhangjiakou, voltou a fazer 9ºC por volta do meio-dia, durante as semifinais de sprint do esqui cross-country, em que os brasileiros Cristian Ribera e Aline Rocha terminaram entre os 10 melhores. Porém, a condição da neve não passou despercebida pela dupla. 

Banked slalom não é a prova preferida de Barbieri, gaúcho da cidade de Lajeado, e ele realiza o último treino no local da competição na tarde (da China) desta quinta-feira. “Eu prefiro a prova de cross, tem mais adrenalina envolvida. Mas o banked é como se fosse um jogo de video game, é uma prova muito divertida”, explicou o snowboarder.

André, que é da classe LL1, para atletas com deficiência em uma ou ambas as pernas, entrou no movimento paralímpico depois de quebrar o fêmur da perna esquerda, em 2011. À ocasião, ele caiu enquanto praticava snowboard, em Mammoth Mountain, na Califórnia, nos EUA. Depois de quatro operações para reconstruir sua perna em cinco dias, o membro afetado precisou ser amputado.

Confira a programação completa dos atletas brasileiros até o fim dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:

Sexta, 11 de março
01h – Finais do snowboard banked slalom (André Barbieri).
Flashes no SporTV 2

Sábado, 12 de março
1h30 – Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).
23h – Revezamento misto do esqui cross-country.
Ao vivo no SporTV2 

Domingo, 13 de março
9h – Cerimônia de encerramento
Ao vivo no SporTV2

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery