Durante a live, o treinador falará sobre diversos assuntos, entre eles, as novas normas da modalidade que já entram em vigor em 2022. A partir deste ano, a IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) dividirá os atletas em dois grupos de classificações oftalmológicas distintas e reduzirá a quantidade de categorias. Por outro lado, haverá mais medalhas em disputa nos eventos.
Até então, judocas das três classificações oftalmológicas – B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem) – lutavam entre si dentro de cada peso. A partir de agora, quem for cego total (B1) só lutará contra cego total em uma nova categoria que se chamará J1. Quem era B2 e B3 lutará apenas contra oponentes dessas mesmas classificações em outra categoria chamada J2.
Jaime também irá comentar sobre o primeiro Campo de Treinamento da modalidade em 2022. Entre os dias 6 e 14 de fevereiro, 25 atletas irão se reunir no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo é prepará-los para o Campeonato Mundial e para as três etapas do Grand Prix que serão promovidas pela IBSA – uma delas será no Brasil, em julho. A nova Seleção Brasileira de judô paralímpico foi convocada de acordo com as regras da modalidade.
Natação
Nessa quarta-feira, 26, o entrevistado da Live Paralímpica Loterias Caixa foi o técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação, Leonardo Tomasello, que falou, entre outras coisas, sobre o Mundial da modalidade. A competição será realizada em junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. A entrevista completa pode ser vista aqui.
Já nesta sexta-feira, 28, os convidados da live serão Evelyn de Oliveira, atleta de bocha e campeã paralímpica nos Jogos Rio 2016, e Leonardo Baideck, diretor-técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), entidade responsável pela bocha no Brasil.
Patrocínios
O judô, a natação e a bocha são patrocinados pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)