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Subsecretaria de Esportes de Minas Gerais lança novo curso online com tema Paradesporto na Escola

Jovens participantes disputam prova de atletismo durante as Paralimpíadas Escolares 2018 no CT Paralímpico | Foto: Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB

Começaram nesta quinta-feira, 1, e vão até o próximo dia 16 de julho as inscrições para ao curso Paradesporto na Escola, nova formação oferecida pela Escola Virtual do Observatório do Esporte, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais. O curso é gratuito e busca preparar e auxiliar professores de educação física no processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas ou prática de modalidades paradesportivas.

A capacitação é destinada aos profissionais licenciados ou bacharéis das escolas públicas e privadas no Estado e será realizada em três módulos. Serão abordados temas como a história do paradesporto, discutindo sua importância e as barreiras para inclusão das pessoas com deficiência, inclusive no ambiente escolar, além de educação física escolar inclusiva, o papel tanto dos professores quanto da família no processo de inclusão dos alunos e as alternativas e exemplos de como os estudantes com deficiência podem participar das aulas e competições esportivas como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e o Programa Geração Esporte.

A formação oferecida pelo Observatório, em parceria com a Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento (Diepr) e a Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional (Dide) da Subsecretaria de Esportes, conta ainda com a colaboração de professores de Educação Física da educação básica de Minas Gerais, que relatam experiências com a educação inclusiva, participação no Jemg e reforçam a relevância e benefícios da Educação Física Inclusiva.

Além disso, professores vão ensinar os participantes a fazerem materiais a partir de recursos recicláveis para treino dos alunos com deficiência, o que pode auxiliar os profissionais da educação a tornarem as aulas mais interativas e sustentáveis. 

O curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Virtual do Observatório do Esporte (EVOE), na plataforma Moodle via internet e a distância.

Como a capacitação é autoinstrucional, ou seja, não conta com um tutor, o cursista deve acessar os conteúdos de acordo com seu ritmo e disponibilidade de tempo. Contudo, o curso contará com fórum de interação, em que o participante poderá fazer perguntas, que serão respondidas pela equipe técnica, além do fórum de ajuda Moodle, caso tenha problemas com a plataforma.

O participante terá três meses para a realização da capacitação, com conteúdo disponível entre os dias 1 de julho e 31 de outubro de 2021, conforme cronograma de liberação dos módulos abaixo:

• Apresentação: 1 de julho

• Módulo I: 19 de julho

• Módulo II: 16 de agosto

• Módulo III: 13 de setembro

• Encerramento: 11 de outubro

O Certificado de Conclusão do curso Paradesporto na Escola é de 20 horas. Ele só será concedido para os participantes que obtiverem um aproveitamento mínimo de 60% no conjunto de todas as atividades.

Mais informações, acesse o site do Observatório do Esporte de Minas Gerais ou mande um e-mail para observatoriodoesporte@social.mg.gov.br. Confira abaixo todo o conteúdo programático.

MÓDULO I – HISTÓRIA DO PARADESPORTO

• A história do esporte para pessoas com deficiência, tanto no contexto brasileiro quanto no mundial;

• O paradesporto no contexto escolar e a legislação que o rege;

• Paralimpíadas Escolares e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

MÓDULO II – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA

• Diretrizes curriculares para a Educação Física Inclusiva;

• A Educação Física Adaptada como uma ferramenta de inclusão para os alunos com deficiência dentro do espaço escolar;

• Barreiras para a promoção da educação física inclusiva no contexto da sala de aula;

• O papel do professor da educação básica para com outros atores escolares para a efetividade da inclusão dos alunos com deficiência;

• Conceito de deficiência e os tipos de deficiência existentes;

• Análise de situações pressupostas relacionadas com a inclusão de alunos com deficiência por meio da Educação Física Inclusiva;

• Diretrizes para construção de um plano de aula que dialogue com as propostas da Educação Física Inclusiva.

MÓDULO III – PARADESPORTO E SUAS POSSIBILIDADES

• Contextualização sobre os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e as Paralimpíadas Escolares (PE);

• Como se dá e quais os processos envolvidos na elegibilidade de alunos com deficiência para participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais;

• Classificação funcional de atletas no Jemg;

• Atividades de treinamento relacionadas às modalidades paradesportivas do Jemg;

• Relatos de profissionais que interagiram com a Educação Física Inclusiva no contexto do paradesporto.

Para conhecer outras ações do Observatório do Esporte de Minas Gerais acesse o site.

*Com informações do Observatório do Esporte de Minas Gerais 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

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