A Seleção Brasileira conquistou quatro medalhas na etapa do México do Grand Prix de taekwondo, disputado na cidade de Vera Cruz, nesta terça-feira, 19. A equipe formada por 12 lutadores encerrou o campeonato com um ouro, uma prata e dois bronzes.
A medalha dourada foi para a paraibana Silvana Cardoso, na categoria até 57kg. A prata foi para o fluminense Pedro Paulo Neves (acima de 80kg) e as medalhas de bronze ficaram com a paulista Débora Menezes ( acima de 65 kg) e a gaúcha Maria Eduarda Stumpf (até 52kg). Com os pódios, a Seleção Brasileira ficou na terceira posição na disputa por equipes.
A partir desta sexta-feira, 22, o Brasil inicia a disputa do Mundial de taekwondo, na mesma cidade mexicana, mas, desta vez, contando com um grupo de 25 atletas.
Tanto o Grand Prix como o Mundial valem pontos para o ranking Mundial, sendo que o Grand Prix oferece 60 pontos e o Mundial 140.
A Seleção conquistou sete medalhas, dois ouros e cinco bronzes, na etapa anterior do Grand Prix, na França, no final de agosto. As medalhas douradas foram para a gaúcha Maria Eduarda Stumpf, na categoria até 52kg, e para a paraibana Silvana Cardoso, na categoria até 57kg, o que garantiu a melhor colocação do Brasil entre as mulheres na competição.
Até o final do ano, A Seleção ainda disputará duas etapas do Grand Prix, na China e na Inglaterra.
A estreia do taekwondo em Jogos Paralímpicos foi na edição de Tóquio 2020. Na ocasião, o Brasil foi campeão da modalidade, tendo levado três atletas e obtido medalhas com todos eles: Nathan Torquato (ouro na categoria até 61kg), Débora Menezes (prata na categoria acima de 58kg) e Silvana Cardoso (bronze na categoria até 58kg).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)