O SESI/SP conquistou o pentacampeonato do Campeonato Brasileiro feminino de goalball ao derrotar a equipe do CETEFE/DF por 5 a 3 na manhã desta sexta-feira, 30, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A partida, que contou com transmissão ao vivo do Sportv 3, valeu como revanche para o clube paulista, que havia sido superado na decisão do ano passado pelas mesmas adversárias por 6 a 4.
Um dos destaques da partida foi a paulista Danielle Longuini, autora de três gols pelo SESI/SP. A pernambucana Moniza Lima anotou dois e também contribuiu para o título do time de São Paulo. Do lado da equipe do Distrito Federal, a brasiliense Jéssica Vitorino fez dois dos três gols do time.
Com o título, o SESI/SP manteve o título de maior ganhador da Série A entre as mulheres desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) passou a administrar a modalidade, em 2011. O clube já havia conquistado o troféu também em 2013, 2016, 2017 e 2019.
“É uma das melhores emoções da minha vida. O jogo não começou como esperávamos, mas conseguimos ter muita concentração para voltar melhor, realizar muitos gols. Viemos determinadas a buscar o ouro. Imaginávamos que seria um grande jogo, os dois times fizeram um grande campeonato, mas a gente conseguiu ser mais feliz no ataque e defesa no final”, analisou Danielle Longuini, que nasceu com deficiência visual por conta de uma rubéola que a mãe adquiriu durante a gestação.
O jogo começou muito equilibrado e o placar de 1 a 1 se manteve por quase todo o primeiro tempo. Porém, no final da primeira etapa, o SESI/SP deslanchou no placar com gols de Moniza Lima e Danielle Longuini, em uma penalidade.
Na volta do intervalo, Jéssica Vitorino chegou a diminuir para o CETEFE/DF antes de Danielle e Moniza, novamente, apliarem para a equipe paulista. Kátia Silva ainda descontou para o time brasiliense antes do zerar do cronômetro.
Mais cedo, o Instituto Athlon/SP venceu o AMC/MT por 5 a 4 e ficou com a medalha de bronze da competição. A ala Jéssica Vitorino, com 30 gols, terminou como a artilheira do campeonato.
Neste sábado, 1, às 10h, aconterá a decisão masculina do Campeonato Brasileiro de goalball. A final também contará com transmissão do Sportv 3.
Antes, porém, acontecerão as semifinais na tarde desta sexta-feira, 30. Os confrontos vão reunir o atual campeão Santos contra o CETEFE/DF, às 14h, e o SESI/SP diante dos paranaenses do IRM (Instituto Roberto Miranda), às 15h. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai exibir em seu Facebook e YouTube as semifinais ao vivo.
O Campeonato Brasileiro de goalball, que começou no último domingo, 25 no CT paralímpico, é a maior edição de todas até agora. Doze equipes femininas e 15 masculinas começaram o torneio, que conta com atletas das Seleções Brasileiras da modalidade.
Ambas as Seleções, feminina e masculina, conquistaram o Campeonato das Américas, disputado no último mês de fevereiro, também no CT Paralímpico.
Patrocínios
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)