Neste fim de semana, de 23 a 25, a Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe, foi palco das disputas de atletismo, halterofilismo e natação da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa. A competição reuniu mais de 400 atletas das três modalidades e teve um fundista local como o grande destaque do dia de encerramento do evento.
Na recém-inaugurada pista de atletismo, o sergipano Alan Bezerra, da classe T12 (para atletas com baixa visão), conquistou três medalhas de ouro pelo clube APA-Petrolina e garantiu vaga nas etapas nacionais, nas provas de 1.500m e 5.000m. Ele venceu as provas com os tempos de 4min27s37 e 16min36s94, respectivamente.
O sergipano está convocado para o Open Loterias Caixa de atletismo, que acontecerá em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, no fim de abril. Na capital paulista, ele participará apenas dos 5.000m.
Originalmente, Alan é maratonista e disputará, em junho, a Maratona de Porto Alegre, com a intenção de homologar seu tempo e estar mais perto de participar dos Jogos de Tóquio 2020 pela maratona. “Estou feliz por representar meu estado no Open. Terminei 2017 em segundo lugar no ranking mundial na prova de 10.000m e em sétimo nos 5.000m. Meu foco é a maratona, conquistar a vaga para os Jogos de Tóquio e representar o Brasil e o meu estado”, declarou o fundista.
Na natação, o triatleta Marcelo Collet (Iate Clube da Bahia), dono de oito medalhas em Jogos Parapan-Americanos como nadador, fez sua primeira competição após a cirurgia de amputação da perna esquerda, abaixo do joelho. Collet nadou os 100m e 400m livre, pela classe S10, e conquistou duas medalhas de ouro, assim como os índices mínimos para as fases nacionais com os tempos de 55s70 e 4min56s37, respectivamente.
Aos 17 anos, Marcelo foi atropelado e ficou com sequelas na panturrilha esquerda. Em outubro do ano passado, precisou amputar o membro após complicações de um ferimento no pé. Com o fim do Circuito Mundial de paratriatlo, recebeu a indicação da cirurgia para melhorar sua qualidade de vida. “Está sendo uma volta de muitas novidades. Estou em uma nova configuração corporal, estou na fase de adaptação, reencontrando o equilíbrio do corpo e voltando aos poucos à melhor forma. Mal posso esperar para voltar ao paratriatlo”, declarou.
A próxima etapa regional do Circuito Loterias Caixa será em Goiânia (GO), de 12 a 15 de abril, e dará início ao calendário nacional da esgrima em cadeira de rodas, com a I Copa Brasil da modalidade.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)