Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleções Brasileiras de basquete em cadeira de rodas desembarcam em Dubai para disputar Mundial

Jogadores da Seleção masculina de basquete em cadeira de rodas treinam com bola no Centro de Treinamento Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

As Seleções Brasileiras masculina e feminina de basquete em cadeira de rodas chegaram nesta segunda-feira, 5, a Dubai, onde será disputado o Mundial da modalidade, a partir desta sexta-feira, 9, até o dia 20.

As equipes embarcaram rumo aos Emirados Árabes na noite deste domingo, 4, após uma semana de treinamentos. A equipe feminina se reuniu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, enquanto a masculina fez sua preparação final no Rio de Janeiro.

A seleção masculina está no Grupo A, ao lado de Austrália, Itália e Emirados Árabes. Já a feminina compõe o Grupo B, com Austrália, Canadá, Espanha, China e Grã-Bretanha. 

A estreia da seleção feminina será na madrugada do sábado, 10, às 2h45 (horário de Brasília), contra o Canadá. O time masculino inicia sua participação no dia seguinte, quando enfrenta  os Emirados Árabes, a partir das 5h. Todos os jogos serão transmitidos pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, da sigla em inglês), a partir do canal da organização no YouTube.

O Mundial vai receber mais de 300 jogadores, representando 16 seleções masculinas e 12 femininas. 

A Seleção Brasileira masculina garantiu sua vaga ao ser semifinalista da Copa América, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em julho do ano passado.

Já a feminina se classificou com a medalha de bronze na mesma Copa América. Na disputa pelo terceiro lugar, as brasileiras derrotaram a Argentina por 57 a 45, também no CT Paralímpico. 

Em sua convocação, o técnico da Seleção masculina, Itamar Luiz, apostou na renovação do elenco, levando uma equipe com idade média de 26 anos, com cinco atletas que disputaram o último Mundial sub-23. 

Já Martoni Sampaio, treinador da Seleção feminina, apostou em uma convocação com atletas mais experientes.

O Mundial é considerado pela comissão técnica brasileira como uma preparação importante para que as equipes brasileiras estejam prontas para buscar o principal objetivo de 2023, que é conquistar uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para alcançar a meta, o principal caminho será uma vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem no Chile em novembro.

Confira os dias e horários dos jogos do Brasil (horários de Brasília):

Feminino
10 de junho – 2h45 
Brasil x Canadá 

11 de junho – 7h30 
Brasil x Grã-Bretanha

12 de junho – 11h45
Brasil x Austrália 

13 de junho – 11h45
Brasil x China

16 de junho – 2h45
Brasil x Espanha

Masculino 
11 de junho – 5h

Brasil x Emirados Árabes

13 de junho – 5h
Brasil x Itália 

14 de junho – 5h15
Brasil x Austrália 

Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery