As Seleções Brasileiras masculina e feminina de basquete em cadeira de rodas chegaram nesta segunda-feira, 5, a Dubai, onde será disputado o Mundial da modalidade, a partir desta sexta-feira, 9, até o dia 20.
As equipes embarcaram rumo aos Emirados Árabes na noite deste domingo, 4, após uma semana de treinamentos. A equipe feminina se reuniu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, enquanto a masculina fez sua preparação final no Rio de Janeiro.
A seleção masculina está no Grupo A, ao lado de Austrália, Itália e Emirados Árabes. Já a feminina compõe o Grupo B, com Austrália, Canadá, Espanha, China e Grã-Bretanha.
A estreia da seleção feminina será na madrugada do sábado, 10, às 2h45 (horário de Brasília), contra o Canadá. O time masculino inicia sua participação no dia seguinte, quando enfrenta os Emirados Árabes, a partir das 5h. Todos os jogos serão transmitidos pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, da sigla em inglês), a partir do canal da organização no YouTube.
O Mundial vai receber mais de 300 jogadores, representando 16 seleções masculinas e 12 femininas.
A Seleção Brasileira masculina garantiu sua vaga ao ser semifinalista da Copa América, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em julho do ano passado.
Já a feminina se classificou com a medalha de bronze na mesma Copa América. Na disputa pelo terceiro lugar, as brasileiras derrotaram a Argentina por 57 a 45, também no CT Paralímpico.
Em sua convocação, o técnico da Seleção masculina, Itamar Luiz, apostou na renovação do elenco, levando uma equipe com idade média de 26 anos, com cinco atletas que disputaram o último Mundial sub-23.
Já Martoni Sampaio, treinador da Seleção feminina, apostou em uma convocação com atletas mais experientes.
O Mundial é considerado pela comissão técnica brasileira como uma preparação importante para que as equipes brasileiras estejam prontas para buscar o principal objetivo de 2023, que é conquistar uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para alcançar a meta, o principal caminho será uma vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem no Chile em novembro.
Confira os dias e horários dos jogos do Brasil (horários de Brasília):
Feminino
10 de junho – 2h45
Brasil x Canadá
11 de junho – 7h30
Brasil x Grã-Bretanha
12 de junho – 11h45
Brasil x Austrália
13 de junho – 11h45
Brasil x China
16 de junho – 2h45
Brasil x Espanha
Masculino
11 de junho – 5h
Brasil x Emirados Árabes
13 de junho – 5h
Brasil x Itália
14 de junho – 5h15
Brasil x Austrália
Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)