A Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado estará reunida no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para uma semana de treinamento entre os dias 7 e 14 de março. A fase de treinos faz parte da programação da equipe na reta final para o Campeonato Pan-Americano da modalidade, que será disputado em maio, em Denver, nos Estados Unidos.
O técnico Marcelo Francisco convocou 12 atletas para esta etapa, incluindo Alex Witkovski, que integrou a equipe campeã do Invictus Games na primeira participação do Brasil no evento, também comandada pelo técnico da Seleção masculina. A competição que acontece a cada dois anos e foi idealizado pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex. Ele teve sua primeira edição em 2014. Seu principal objetivo é promover a recuperação e a reabilitação dos veteranos militares participantes.
O título do país veio em partida contra a Nigéria, da qual o Brasil se saiu vitorioso por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/9. Antes, os militares brasileiros ainda haviam superado a Ucrânia, na semifinal, e a Bélgica e a Geórgia, na fase de grupos.
O Pan-Americano realizado nos Estados Unidos será a primeira competição da seleção nacional após o ciclo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 , agora ingressando no ciclo de Los Angeles 2028. Esta será a penúltima semana de treinamentos antes da competição. A última fase de preparação está prevista para abril, ainda sem data definida.
Confira a lista dos convocados:
Alex Witkoski – Paulistano -SP
Daniel Yoshizawa – Sesi -SP
Diogo Rebouças – Vasco-RJ
Diego Alcântara Souza – Ins. Atlhon -SJ
Gilberto Lourenço – Paulistano-SP
Gustavo Henrique de Jesus – Sesi-SP
Luiz Fabiano de Oliveira – Paulistano – SP
Marcio Borges dos Santos – Sesi-SP
Paulo Mauricio Cavalcanti dos Santos – ADFEPA – PA
Raysson Ferreira de Abreu Silva – Paulistano-SP
Thiago Costa dos Santos Rocha – Paulistano – SP
Wellington Platini Silva da Anunciação – Sesi-SP
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do vôlei sentado.
A Semana de Treinamentos do vôlei sentado conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)