Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Militares brasileiros conquistam o ouro no vôlei sentado em primeira participação no Invictus Games

Delegação brasileira que conquistou o ouro na disputa do vôlei sentado do Invictus Games | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A delegação brasileira que disputou o Invictus Games no Canadá conquistou a medalha de ouro no vôlei sentado neste sábado, 15 (madrugada de domingo, 16, no Brasil) na primeira participação do país no evento. A competição internacional reuniu militares com deficiência no Canadá para disputas em 11 modalidades. As disputas aconteceram em duas sedes, as cidades de Vancouver e Whistler.

O Ministério da Defesa convocou oito atletas para o evento. A missão foi fruto de uma parceria entre a pasta e o Ministério do Esporte (MESP), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) e a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

O título brasileiro veio após uma campanha invicta, na qual o país não perdeu nenhum set, sendo que as partidas na competições foram disputadas no sistema melhor de três sets e com pontuação de até 21 pontos para cada um deles.

O título do país veio em partida contra a Nigéria, da qual o Brasil se saiu vitorioso por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/9. Antes, os militares brasileiros ainda haviam superado a Ucrânia, na semifinal, e a Bélgica e a Geórgia, na fase de grupos.

Os militares brasileiros foram treinados por Marcelo Francisco de Oliveira, que assumiu o comando da Seleção Brasileira principal no final de 2024, tendo em vista os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Além disso, a equipe campeã no Invictus Games contou com Alex Witkovski, atleta da Seleção Brasileira principal de vôlei sentado e representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando o país alcançou a sexta colocação na modalidade.

Natação

Antes de vencerem no vôlei sentado, cinco brasileiros também competiram na natação, disputada na sexta-feira, 14.

Após ficar entre os oito primeiros nas eliminatórias, o paulista Juan Ricardo Feindt esteve em duas finais individuais e chegou na sexta colocação em ambas. Nos 50m costas, completou o percurso com tempo de 49s09 e, nos 100m livre, realizou a prova em 1min27s51.

Já no revezamento 4x50m livre, o Brasil encerrou a disputa na nona colocação, com tempo de 2min35s46. O pódio foi formado por Israel, Austrália e Reino Unido.

Sobre o Invictus Games
O Invictus Games acontece a cada dois anos e foi idealizado pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex. Ele teve sua primeira edição em 2014. Seu principal objetivo é promover a recuperação e a reabilitação dos veteranos participantes.

O Brasil se tornou o 24º país filiado à Invictus Foundation, responsável pela realização do evento, no final de 2024.

A edição canadense do evento contou com 11 modalidades, seis de inverno (biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui nórdico, skeleton e snowboarding) e cinco de verão (basquete em cadeira de rodas, natação, remo indoor, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado).

Os convocados para representar o Brasil no evento foram Luiz Felipe Fraga, Juan Ricardo Feindt, Diogo Demarqui, Marcelo Pires de Azevedo, Douglas Padilha de Souza, Alex Witkovski, Leandro Santos e Paulo Cavalcanti dos Santos.
Todos eles disputaram jogos de vôlei sentado. Com exceção de Diogo, Marcelo e Alex, os brasileiros também competiram em provas de natação.

Dos oito convocados para representar o Brasil no Invictus Games, apenas Marcelo, Douglas e Leandro não participaram de projetos do Programa Militar Paralímpico (PMP) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os outros estiveram presentes em pelo menos uma edição do Camping Militar Paralímpico, com exceção de Diogo, que só participou do Festival Militar Paralímpico de Curitiba (PR), em 2019.

O Camping tem o objetivo de apresentar o Movimento Paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de qualidade de vida, além de detectar possíveis talentos esportivos e proporcionar uma rotina de alto rendimento aos participantes. Já o Festival é um evento que não possui um caráter competitivo, mas também aproxima os militares do paradesporto.

Confira os resultados dos brasileiros no vôlei sentado:
Fase de grupos
Brasil 2 x 0 Bélgica (21/8 e 21/10)
Brasil 2 x 0 Geórgia (21/13 e 21/19)

Semifinal
Brasil 2 x 0 Ucrânia (21/9 e 21/19)

Final
Brasil 2 x 0 Nigéria (21/16 e 21/9)

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação e do vôlei sentado.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDOR OFICIAL

  • Max Recovery