Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção feminina de basquete realiza amistosos para fortalecer a equipe antes do Parapan

Washington Alves/MPIX/CPB

A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a terceira fase de treinamento desta temporada. A equipe nacional se prepara para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, cujos finalistas da modalidade se classificarão para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A Seleção feminina ficará no CT até esta sexta-feira, 28, e neste período, realizará amistosos contra times masculinos. Das 13 atletas convocadas, oito defendem clubes paraenses.

Uma das estratégias de treino é realizar amistosos com times masculinos de clubes paulistas. Durante esta fase de treinamento, a Seleção entrou em quadra duas vezes contra a equipe do Hospital das Clínicas e venceu ambas as partidas (65 a 36 e 57 a 24). Já na partida contra o ADESP o placar foi de 57 a 45 para a Seleção Brasileira.

 O outro adversário da equipe feminina é o atual campeão brasileiro, Magic Hands. Ao todo, serão três jogos. No primeiro confronto, o time masculino venceu por 56 a 47. A próxima partida será nesta quarta-feira, 26, e a última nesta quinta-feira, 27.

“A gente luta todos os dias por respeito e vemos isso principalmente quando jogamos contra uma equipe masculina. Eles entram em quadra com respeito porque sabem que nós treinamos igualmente e que, se não jogarem da mesma forma, nós vamos sim ter melhores resultados pois também brigamos por um lugar no pódio”, comentou Vileide Brito, que representa o Brasil desde os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008.

LEIA MAIS
Seleção feminina de basquete em CR realiza amistosos no CT Paralímpico
CBBC aposta em campeões brasileiros para impulsionar Seleção de basquete em CR

Vileide foi picada por uma cobra aos 11 anos. Como sequela do ferimento e do veneno, ficou com a perna esquerda atrofiada. A paraense de Belém conheceu o basquete em cadeira de rodas aos 15 anos, por meio de um amigo que já praticava o esporte. Logo, ingressou no All Star Rodas e, em seus 12 anos de carreira no time, participou da conquista de dez dos 17 títulos brasileiros que o clube coleciona.

“As equipes femininas de basquete ainda são poucas e, como eu quero aumentar o nível técnico, tático e físico das jogadoras da Seleção, coloco elas para enfrentarem times masculinos, uma prática comum na Europa. As meninas estão muito dedicadas e um esporte coletivo depende do grupo. Temos um time muito forte que quer chegar a Tóquio. Nesta etapa, estou trabalhando taticamente a defesa e na próxima fase vou trabalhar o ataque. Para finalizar, vou juntar tudo e realizar mais jogos”, explicou o técnico da Seleção feminina, Wilson Caju, que também coordena as equipes do Pará.

A próxima fase de treinamento da Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas será de 14 a 21 de julho, também no Centro de Treinamento.

Confira a lista de atletas convocadas:

Adrienne Oliveira – All Star Rodas/PA
Ana Aurélia Mendes Rosa – Adefirv/GO
Cleonete Santos – All Star Rodas/PA
Debora Cristina Guimarães – All Star Rodas/PA
Gabriela Santos – All Star Rodas/PA
Ivanilde Cândida – Irefes/ES
Lucicleia Costa – Adfpa/PA
Maxcileide de Deus – Irefes/ES
Oara Uchoa – Adsul/CE
Paola Klokler – All Star Rodas/PA
Perla Santos – All Star Rodas/PA
Silvelane da Silva – Irefes/ES
Vileide Brito – All Star Rodas/PA

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery