Nesta semana, de 13 a 19 de janeiro, a Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a primeira semana de treinamento da temporada. Ao todo, 14 jogadores de cinco clubes compõem a equipe, que ainda conta com uma comissão técnica com nove integrantes.
Neste ano, o principal desafio do Brasil são os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, em agosto. A equipe buscará a medalha de prata na competição. Na edição de 2015, em Toronto, a Seleção ficou com o bronze. Além do Parapan, os atletas terão outros dois grandes eventos, específicos da modalidade, neste ano: a Metro Cup, na Polônia, em julho, e o evento teste dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, no Japão, em outubro.
“A Metro Cup será usada como preparação para o Parapan, que vale vaga para Tóquio. Só o primeiro colocado se classifica para os Jogos Paralímpicos e os Estados Unidos são os favoritos, mas teremos outra chance de pleitear a vaga na repescagem, que ainda não tem data e local definidos”, disse a técnica da Seleção, Ana Ramkrapes.
Durante a estadia no CT, os atletas terão dois períodos de treino em quadra, avaliações pelo departamento de medicina esportiva, atendimento psicológico e fisioterápico.
A próxima fase de treinamento da Seleção será em março, também no CT Paralímpico.
Confira a lista completa dos atletas convocados para a I fase de treinamento:
Gilson Dias Wirzma Junior 0.5 SANTER/RJ
Lucas Couto Junqueira 0.5 RONINS/SP
Julierme Augusto de Souza 0.5 MINAS QUAD/MG
José Raul Schoeller Guenther 1.0 GIGANTES/SP
Guilherme Figueiredo Camargo 1.5 MINAS QUAD/MG
Rafael Hoffmann 2.0 GIGANTES/SP
José Higino Oliveira Souza 2.0 GIGANTES/SP
Bruno Damaceno 2.5 SANTER/RJ
Alexandre Keiji Taniguchi 2.5 RONINS/SP
Daniel Gonçalves 3.0 SANTER/RJ
Alexandre Vitor Giuriato 3.0 GIGANTES/SP
Júlio Cesar Braz 3.5 MINAS QUAD/MG
Gabriel Feitosa de Lima 3.5 GLADIADORES/PR
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)