Os atletas da Seleção Brasileira de halterofilismo foram convocados na última semana para o Campeonato Regional das Américas, que acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. Esta competição, assim como todos os campeonatos regionais, conta pontos para o ranking paralímpico, necessários para a obtenção de vaga nos Jogos de Tóquio 2020. Confira a convocação aqui.
“Os critérios de convocação que a gente criou, tendo como seletiva o Campeonato Brasileiro, foi que o atleta atingisse uma certa marca e estivesse entre os top três do ranking das Américas. Então todos os atletas que estamos levando, em tese, ganhariam medalhas. Vamos torcer para que essa tese se confirme”, disse Felipe Dias, coordenador da modalidade no Brasil.
Esta é a principal competição de 2018 para os atletas brasileiros de halterofilismo, já que é um pré-requisito para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, e também para Tóquio. Além disso, o Brasil defenderá o título de país campeão, que conquistou na primeira edição do Regional das Américas, em 2015, na Cidade do México.
No início deste ano, o Brasil solicitou a participação no Regional Europeu, para que os atletas pudessem pegar mais experiência e também participassem da primeira competição que contaria pontos para o ranking mundial da modalidade. Para os Jogos de Tóquio, os classificados serão os oito primeiros homens e mulheres de cada categoria.
O Regional das Américas encerra a temporada da Seleção Brasileira de halterofilismo do ano. Em 2019, os atletas competem uma Copa Mundo, em Dubai, o Campeonato Mundial, no Cazaquistão, e os Jogos Parapan-Americano de Lima.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)