A Seleção Brasileira de esgrima em CR conquistou 16 medalhas no Campeonato Regional das Américas 2018, que aconteceu neste último final de semana, 14 a 16, em Saskatoon, no Canadá. Ao todo, 12 atletas representaram o Brasil nesta competição.
Para Ivan Schwantes, técnico nacional da modalidade, estas medalhas representaram o resultado esperado pela delegação para este Regional, já que na modalidade o Brasil é uma potência e referência para os países da América.
“Esses resultados são um bom termômetro para nossas perspectivas de classificação para os Jogos de Tóquio 2020. As vagas serão dadas pelo ranking mundial, mas elas são divididas por região, então a gente tem boas perspectivas para conquistas dessas vagas”, disse Ivan.
O destaque masculino desta competição foi Jovane Guissone, da categoria B, que conquistou três medalhas, sendo duas de ouro – espada e florete – e uma de prata, no sabre, marcando a sua estreia na disputa com essa arma. O no feminino foi Suelen Rodolpho, da categoria B, que foi bronze no florete, na prova da categoria A.
Em 2018, a Seleção ainda tem duas competições, as Copas do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. De 8 a 11 de novembro, em Tbilisi, na Geórgia, e de 13 a 16 de dezembro, em Kyoto, no Japão.
Confira a lista de medalhistas brasileiros no Campeonato Regional das Américas 2018:
Espada feminino A
Carminha de Oliveira – prata
Fabiana Soares da Silva – bronze
Florete feminino A
Karina Maia – ouro
Suelen Rodolpho – bronze
Espada masculino A
Moacir Ribeiro – ouro
Lenilson de Oliveira – prata
Espada masculino B
Jovane Guissone – ouro
Rodrigo Massarutt – prata
Florete masculino A
Alex Sandro Souza – prata
Fabio Luiz Damasceno – bronze
Florete masculino B
Jovane Guissone – ouro
Luis Vanderson Chaves – prata
Sabre masculino A
Alex Sandro Souza e Fabio Luiz Damasceno – bronze
Sabre masculino B
Jovane Guissone – prata
Rodrigo Massarutt – bronze
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)