Os gols da partida foram marcados por Jéssica (3), que terminou o torneio como artilheira geral ao anotar 22 gols, e Moniza (2).
Esta foi a quarta edição do Campeonato das Américas de goalball, sendo a terceira disputada na capital paulista (2005, 2017 e 2022). A competição só não foi realizada no Brasil em 2013, quando aconteceu em Colorado Springs (EUA).
O Campeonato das Américas de goalball também marcou a estreia da nova comissão técnica da Seleção Brasileira feminina, liderada pelo treinador Jônatas Castro. O paraibano foi auxiliar técnico da equipe entre os anos de 2014 e 2021.
Agora, as mulheres vão focar a preparação para o Mundial da modalidade, que será disputado na China, em Junho. A Seleção feminina não tinha vaga garantida, mas, com o título continental, assegurou sua presença na competição.
“É muita alegria começar esse novo ciclo desta forma: vaga para o Mundial e ouro no Campeonato das Américas. Nós somos um time muito unido, no qual todas vibram, inclusive no banco. Esse foi o nosso diferencial”, disse Jéssica.
Jônatas destacou que a conquista do torneio mostrou que a Seleção Brasileira amadureceu ao passar dos anos. “É um marco, pois sempre chegávamos perto do título, mas não ganhávamos. Todos sabiam da nossa qualidade e falavam que gostavam de nos ver jogar, mas o troféu não vinha. Como eu era auxiliar deste time, eu conhecia esse gosto amargo. No entanto, hoje, podemos dizer que a Seleção é competitiva e campeã”, finalizou o técnico.
A medalha de bronze do Campeonato das Américas de goalball ficou com os EUA, que, mais cedo, derrotou a Argentina por 6 a 0.
Patrocínio
O goalball brasileiro tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)