O Brasil encerrou neste final de semana a sua participação na Gira Europeia de tênis em cadeira de rodas com sete medalhas de prata conquistadas em quatro torneios. As disputas aconteceram na Espanha e na França, de 10 de maio a 3 de junho.
Participaram dos campeonatos os mineiros Daniel Rodrigues (da classe Masculino Open) e Leandro Pena (Quad, para atletas com limitações em membros superiores) e o catarinense Ymanitu Silva (Quad).
A última medalha veio no Open International De Royan, disputado de 30 de maio a 3 de junho. Daniel Rodrigues foi vice-campeão nas duplas, ao lado do sul-coreano Ho Won Im. Eles foram derrotados na final pelos chilenos Alexander Cataldo e Brayan Tapia por 2 sets a 1 (4/6, 7/5 e 3/10).
Já nas simples, Daniel foi eliminado no 1º round pelo chileno Brayan Tapia ao se lesionar quando o jogo estava empatado por 1 a 1 nos sets (6/2 e 4/6).
Pela categoria Quad (atletas que também possuem limitações em membros superiores), Leandro Pena foi eliminado pelo eslovaco Tomas Masaryk por 2 sets a 1 (7/6, 1/6 e 2/6). Ymanitu chegou à semifinal, na qual foi derrotado pelo japonês Koji Sugeno por 2 sets a 0 (3/6 e 5/7).
Nas duplas, Leandro e Ymanitu também pararam nas semifinais, quando foram superados pelos chilenos Francisco Cayulef e Diego Perez por duplo 6/4.
A Gira Europeia começou com o Open de Vendee, na França, torneio em que o Brasil saiu com três medalhas de prata. Subiram ao pódio Daniel Rodrigues e Ymanitu Silva, nas chaves de simples. Nas duplas, Ymanitu e Leandro pena também ficaram com o vice-campeonato.
Ymanitu ganhou mais duas medalhas de prata, uma sozinho e a outra ao lado de Leandro, no XI Torneo Fundacion Emilio Sanchez Vicario, em Madri, torneio que aconteceu de 17 a 21 de maio na Espanha.
Em seguida, quem conquistou o vice-campeonato na chave de simples foi o mineiro Leandro, no Tram Barcelona Open, disputado na Espanha de 24 a 28 de maio.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)