Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de triatlo paralímpico realiza avaliações físicas no CT

Jorge Fonseca durante teste na pista de atletismo do CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de triatlo paralímpico está concentrada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até esta quinta-feira, 8, para uma semana dedicada a avaliações físicas. Os atletas reunidos na capital paulista são Jorge Fonseca (classe PTS4), Ronan Cordeiro (PTS5), Letícia Freitas (PTVI) e Jéssica Messali (PTWC).

Eles têm sido submetidos a testes metabólicos e biomecânicos nos três esportes que compõem o triatlo (atletismo, ciclismo e natação). Além disso, também passam por avaliações clínicas, com a medicina do esporte, e de composição corporal.

As avaliações foram planejadas em duas fases. A primeira é a atual e a segunda ocorrerá no final de julho deste ano. As atividades realizadas no CT Paralímpico fazem parte do planejamento técnico da modalidade. Os objetivos da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) são classificar o maior número de atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e conquistar, pelo menos, duas medalhas no megaevento.

“Com as informações coletadas agora, os treinadores e a equipe técnica poderão elaborar o planejamento da próxima fase de treinamento, buscando melhorar as capacidades bimotoras, de acordo com o que for apresentado nos resultados das avaliações”, disse Ivan Razeira, coordenador da Seleção Brasileira de triatlo paralímpico.

Para isso, nós elaboramos, em conjunto com o Prof. Dr. Thiago Lourenço, da área de Ciência do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro, uma série de avaliações que podem trazer resultados úteis e aplicáveis na rotina diária de treinos dos nossos triatletas”, completou Ivan.

Na segunda fase, em julho, a CBTri terá os parâmetros comparativos desta primeira fase e, também, os resultados das competições do primeiro semestre. Somados às avaliações que serão repetidas, a entidade entende que obterá os dados necessários para a preparação final dos atletas aos Jogos de Paris.

“Foi uma semana muito produtiva para analisar as estratégias que vamos utilizar na temporada. O Comitê Paralímpico Brasileiro é uma referência em estrutura e na qualidade da sua equipe multidisciplinar. Todos os profissionais são excelentes e conseguiram fazer os testes necessários”, avaliou a triatleta paulista Jéssica Messali, dona de duas medalhas de bronze no último Mundial da modalidade, disputado na Espanha, em setembro de 2023.

Competições
Antes de Paris, a Seleção tem um calendário de competições importantes para a classificação ao megaevento. O primeiro será o Campeonato Pan-Americano de triatlo paralímpico, em Miami, no dia 8 de março. No mês de maio, haverá torneios pela Ásia, no Japão e Uzbequistão.

E, em junho, será a vez da Europa, com competições na França, Espanha, Itália, e Inglaterra, fechando a janela de classificação paralímpica no dia 30 do mesmo mês, na América do Norte, com a etapa do World Series do Canadá.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery