A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas inicia a primeira gira do ano com uma série de torneios na Austrália e nos Estados Unidos. Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro (Masculino Open), Leandro Pena e Ymanitu Silva (Quad, atletas que também têm deficiências nos membros superiores) e Meirycoll Duval (Feminino Open) disputam quatro competições de 8 a 28 de janeiro. A participação dos atletas conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Os atletas começam a gira no Australian Summer Series, que é composto por por três torneios na cidade de Melbourne: Victorian Wheelchair Open, de 8 a 12 de janeiro; Melbourne Wheelchair Open, de 14 a 19 de janeiro, em Melbourne; e Australian Open, de 23 a 28 de janeiro – o Grand Slam terá a presença apenas de Ymanitu Silva.
Após os torneios na Oceania, os tenistas seguem para o Estados Unidos, onde jogam o Indian Wells Tennis Garden Wheelchair Championships, de 23 a 28 de janeiro, em Indian Wells.
Para o catarinense Ymanitu Silva, a sequência logo no início do ano é crucial para o decorrer do ano. “É muito importante ter um calendário vasto com muitas competições desde o começo do ano, além de estar junto dos principais jogadores do ranking. Assim, ganhamos ritmo e confiança. Fiz uma intensa pré-temporada visando esses torneios, já que são muito fortes”, disse.
De acordo com o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, a iniciativa busca desenvolver os atletas, mas também tem o foco no principal evento do ano: os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. “Temos feito um trabalho contínuo com esses e tantos outros tenistas. No ano passado, tivemos uma boa demonstração de que estamos no caminho certo, com o recorde de medalhas no Parapan e, agora, estamos nos preparando para uma ótima participação em Paris”, completou.
Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem os principais atletas do mundo, de acordo com o ranking internacional vigente. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos como Grand Slams, Mundiais, Parapans e Jogos Paralímpicos.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)