Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas é vice-campeã em torneio no Japão

Gabriel Feitosa conduz a bola durante jogo do Brasil | Foto: Divulgação/CPB

A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas encerrou o Japan Para Championships com o vice-campeonato. Na decisão, realizada na madrugada deste domingo, 28, na cidade de Chiba, o Brasil acabou superado pelo Japão, por 55 a 43. Além dos dois times citados, o torneio amistoso também contou com a Alemanha, que ficou na última colocação.

Ao todo, o Brasil jogou sete confrontos em solo japonês. Na primeira fase, enfrentou três vezes cada adversário. Foram duas vitórias e uma derrota contra os alemães e três reveses diante dos anfitriões.

Donos das melhores campanhas, brasileiros e japoneses decidiram o título. Já a Alemanha ainda disputou um amistoso contra o Blitz, clube local. Confira todos os resultados ao fim do texto.

Essa foi a primeira disputa do Brasil em 2024 e serviu como preparação para o Qualificatório dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que será realizado em março, em Wellington, na Nova Zelândia. A competição irá distribuir as três vagas restantes para o megavento na capital francesa, marcado para ocorrer de 28 de agosto a 8 setembro.

“Nosso maior objetivo este ano é conquistar uma vaga para os Jogos. Portanto, este torneio no Japão foi um importante teste para a Seleção Brasileira, já que enfrentaremos dois adversários de alto nível internacional”, destacou José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) e que também atuou como chefe de missão na viagem à Chiba. A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas continua sendo comandada pelo técnico canadense Benoit Labrecque.

Os alemães ocupam atualmente a nona posição no ranking mundial da WWR, a federação internacional de rúgbi em cadeira de rodas. Já os japoneses estão na terceira colocação e são os asiáticos mais bem classificados. O Brasil ocupa o 11º lugar.

Confira os resultados do Japan Para Championships:

24/01
Japão 50 x 38 Alemanha

25/01
Japão 57 x 32 Brasil
Alemanha 57 x 44 Brasil
Japão 62 x 34 Brasil

26/01
Alemanha 53 x 57 Brasil
Alemanha 34 x 47 Japão
Alemanha 55 x 56 Brasil

27/01
Alemanha 38 x 54 Japão
Brasil 27 x 50 Japão
Alemanha 52 x 51 Blitz (clube local)

28/01
FINAL –
Japão 55 x 43 Brasil

Em 2023, a Seleção Brasileira terminou o ano em alta após conquistar a inédita medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Antes disso, o time comandado por Benoit Labrecque conquistou o título da German Nations Cup, um torneio disputado na Alemanha que contou com a participação dos donos da casa, da Holanda e da seleção de jovens da Grã-Bretanha. O Brasil venceu todos os cinco jogos que realizou.

*Com informações da Confederação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery