Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de remo paralímpico se reúne em São Paulo como preparação ao Qualificatório para Paris

Diana Barcelos treina na academia do CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de remo paralímpico está concentrada em São Paulo, onde ficará até a próxima segunda-feira, 15. As atividades desenvolvidas na capital paulista, com ações no Centro de Treinamento Paralímpico e na raia da USP, têm como objetivo preparar os atletas para o Qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A competição, que será realizada em Lucerna, Suíça, de 19 a 21 de maio, definirá os últimos classificados para o megaevento na capital francesa. Até o momento, o Brasil tem uma vaga na modalidade, conquistada pela remadora paulista Claudia Santos em setembro de 2023.

Para esta Semana de Treinamentos, a Confederação Brasileira de Remo (CBR) convocou 11 atletas. Além de Claudia, que disputará a Copa do Mundo da modalidade, também na Suíça, entre 24 e 26 de maio, a Seleção conta com outros remadores de destaque internacional. São os casos da carioca Diana Barcelos e do paulista Jairo Klug, bicampeões mundiais na prova Mix2x PR3 (2017 e 2018), e do baiano Renê Pereira, bronze na disputa single skiff PR1 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Há mais uma chance de conquistar a vaga para Paris e a expectativa é muito alta. Eu e o Jairo formamos a sexta melhor dupla do mundo em nossa prova. Temos um retrospecto bastante positivo. E estar aqui no Centro de Treinamento Paralímpico nos fornece as melhores condições possíveis”, disse Diana, que, em 2004, sofreu um acidente e precisou amputar a perna direita, abaixo do joelho. “Aqui, conseguimos ter uma alimentação regrada e nos isolamos de ruídos externos. Sem falar na estrutura fantástica que temos à disposição”, continuou a remadora.

“O foco de todos os atletas é se classificar aos Jogos Paralímpicos. Estar em São Paulo fortalece toda a Seleção, porque um dá apoio ao outro. Com a preparação aqui, acredito que iremos para Lucerna com todas as condições de garantirmos vagas para Paris”, avaliou Renê, que foi diagnosticado com abscesso epidural, em 2006, o que causou uma compressão medular e, por consequência, a perda dos movimentos das pernas.

O técnico Fernando Carvalho Neto também celebrou a reunião de toda a equipe na capital paulista. “Isso aqui é o sonho de todos os treinadores. É importante contar com toda uma estrutura voltada para o alto rendimento em uma única cidade. No CT Paralímpico, todos os equipamentos são próprios para os atletas com deficiência, o que colabora para a nossa melhor preparação”, concluiu.

Brasil em Paris
Para Paris, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a expectativa de convocar cerca de 250 atletas. A delegação brasileira, até o momento, assegurou sua participação nas seguintes modalidades, com 154 esportistas: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino e feminino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivotiro com arcobocha e tênis de mesa.  A confirmar ainda o número de atletas sem deficiência, como goleiros, atletas-guia, calheiros, pilotos e timoneiros. A convocação final será feita em três partes: duas em junho e uma em julho. 

Antes do início dos Jogos de 2024, os atletas brasileiros farão uma aclimatação na cidade francesa de Troyes, a 160 km de Paris. O presidente do CPB, Mizael Conrado, assinou o acordo no último mês de julho, no Centre Sportif de L’Aube Troyes, espaço onde os esportistas ficarão hospedados até o início do megaevento. 

Na última edição, em Tóquio, foram 235 esportistas com deficiência. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades. 

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Confira a lista de atletas convocados para a Semana de Treinamentos em São Paulo:
Diana Cristina Barcelos de Oliveira
Michel Gomes Pessanha
Gessyca Guerra de Oliveira
Jucelino da Silva
Priscila Barreto de Souza
Jairo Natanael Frohlich Klug
Claudia Cícero dos Santos Sabino
Alina Dumas
Erik Mateus da silva Lima
Gabriel Mendes de Souza
Rene Campos Pereira

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery