A Seleção Brasileira de judô está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a primeira semana de treinos de 2024, com a participação de 16 atletas. A equipe se reuniu no último sábado, 28, e continua junta até a próxima segunda-feira, 5 de fevereiro.
Os judocas se preparam para as três últimas competições que acontecem em 2024 antes dos Jogos Paralímpicos de Paris, com o objetivo de entrar nas primeiras posições do ranking ou manter uma colocação que assegure classificação ao megaevento.
O primeiro compromisso valendo pontos será na Alemanha, onde ocorre o Grand Prix de Heidelberg nos dias 17 e 18 de fevereiro. Trata-se da primeira das três etapas do circuito internacional da Federação Internacional de Esportes para Cegos, (IBSA, da sigla em inglês) a serem realizadas antes de Paris. As demais serão em Antalya, na Turquia, em abril, e Tibilisi, na Geórgia, em maio.
“A preparação está muito boa. É encerrar essa fase de treinamento, que está apenas começando, e pensar no primeiro campeonato, que vai ser na Alemanha, para buscar o meu sonho de estar em Paris”, diz o peso-pesado (acima de 90 kg) Sergio Fernandes Jr., de 24 anos, atual nono colocado do mundo entre os atletas J2 (baixa visão). Na categoria dele, classificam-se os sete melhores.
O que pode ajudar quem se encontra mais atrás no ranking é o fato de todos os campeonatos do último ano do ciclo paralímpico, ou seja, entre junho de 2023 e junho de 2024, valerem o dobro de pontos. Por outro lado, a pontuação dobrada nas três etapas do Grand Prix antes de Paris serve de alerta a quem estaria classificado atualmente, mas no limite, como a bicampeã mundial e atual campeã paralímpica Alana Maldonado, sexta do mundo na categoria até 70 kg para atletas J2. Longe do circuito desde março do ano passado, quando lesionou o joelho direito, ela espera retornar em alto nível no evento da Alemanha.
“O ano passado foi difícil, de lesão, recuperação, mas hoje estou pronta. Voltei mais forte e vou em busca da minha classificação. Hoje, eu estou classificada, mas a gente tem mais três competições importantes. Eu vou com tudo para defender meu título de campeã paralímpica”, disse a paulista de 28 anos.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do judô.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Alana Maldonado é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)