A Seleção Brasileira de futebol de 5 chegou neste domingo, 19, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a VI Fase de Treinamento. Ao lado da equipe principal também vieram os jogadores selecionados para a categoria sub-23, que tem na agenda dois amistosos contra o Japão.
A primeira partida acontece nesta segunda-feira, 20, às 17h, no CT Paralímpico, e a segunda, em mesmo horário e local, será realizada no dia seguinte. Estes jogos são uma oportunidade para os atletas que almejam uma vaga na seleção principal mostrarem seu potencial.
“Como são amistosos que acontecem em um momento que a gente já tem vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, vou mesclar o time. A ideia é ir com a base mais nova e colocar um ou dois jogadores da seleção principal. Por mais que seja amistoso, vamos entrar em campo pra ganhar os dois jogos”, explicou o técnico Fábio Vasconcelos.
O treinador ainda ressalta que o relacionamento entre os dois países é amigável. Os japoneses são admiradores do futebol de 5 brasileiro e procuram evoluir com a contribuição da seleção canarinho.
“Essa parceria entre Brasil e Japão está sendo muito boa. Eles querem evoluir no futebol de 5 e nós, por sermos uma das maiores seleções do mundo, temos que estar sempre dispostos à ajudar. Quanto mais as seleções evoluírem, melhor para a modalidade em geral”, destacou.
Parceria e planejamento para 2020
Vale destacar que a relação entre o futebol de 5 brasileiro e os japoneses vai além dos amistosos que acontecem nesta semana. No mês de julho, a CBDV firmou um acordo com a prefeitura da cidade de Tono para treinamentos no ano que vem e a realização da aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.
O técnico Fábio Vasconcelos junto com o presidente José Antônio Freire e com o secretário geral Helder Araújo em Tono para conhecerem a estrutura que servirá de base para a Seleção Brasileira. E no memorando assinado no dia 13 de julho ficou acordado o uso das instalações na cidade com todas as despesas paga
Com informações da Confederação Brasileira de Despostos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)