Teve início nesta terça-feira, 17, em Duisburgo, na Alemanha, o Campeonato Mundial de Paracanoagem, evento que reúne os melhores atletas do mundo em busca das últimas vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O Brasil começou muito bem as provas eliminatórias da competição, já garantindo presença em duas finais diretas e em outras cinco semifinais.
Um dos destaques brasileiros foi Luis Carlos Cardoso, que se classificou diretamente para a Final do KL1 masculino. Ele chegou na primeira posição da eliminatória 1, com o tempo de 53s186. “Estou muito feliz com o resultado, isso dá ainda mais motivação. Agora é continuar focado para a final e conquistar o bicampeonato no caiaque”, ressaltou o atual campeão mundial da categoria.
Na mesma categoria, outro brasileiro que briga por vaga no Rio 2016 também confirmou presença na próxima fase da competição. Fernando Fernandes passou para a semifinal ao chegar em terceiro lugar, com a marca de 55s736, na eliminatória 3.
A segunda final direta foi conquistada pela equipe verde e amarela pelo atleta Caio Ribeiro, no VL3 masculino. O canoísta mostrou força ao chegar na segunda posição da eliminatória 1, com 54s860.
Segundo o treinador da Seleção Brasileira, Thiago Pupo, os resultados dos brasileiros foram positivos e dentro do esperado pela comissão técnica. “O resultado do Caio no caiaque foi muito bom, surpreendente. A torcida brasileira pode confiar e esperar muitas medalhas e classificação para os Jogos Rio-2016”, afirmou Thiago.
Brasileiros nas semifinais
O estreante em competições internacionais, Igor Tofalini, mostrou a boa geração brasileira na modalidade. Ele não se intimidou em sua estreia, fazendo uma boa largada e terminando a eliminatória 3, do KL2 masculino, na quinta posição. Fez o tempo 51s626, classificando-se para a semifinal da categoria. No KL2 feminino, a brasileira Debora Benevides também passou para a semi da categoria, ao garantir o sexto lugar da eliminatória 1, com a marca de 1min01s718.
No KL3 masculino, os dois canoístas brasileiros passaram para a semifinal. O primeiro a se classificar foi Caio Ribeiro, mostrando muita força na remada em sua primeira prova na Alemanha. Ele se classificou para a semifinal ao chegar em primeiro lugar na eliminatória 2, com 41s677. Depois foi a vez de Vander de Lima também passar à fase seguinte, com o quarto lugar na eliminatória 4, marcando 44s601.
A brasileira Mari Santilli garantiu vaga na semifinal do KL3 feminino, ao chegar em quarto lugar da eliminatória 1, fazendo 54s684, enquanto que Aline Lopes não conseguiu passar de fase com o oitavo lugar da eliminatória 2, com 58s182.
Já no KL1 feminino, a brasileira Silvana Ferreira teve um problema com seu leme e despediu-se do campeonato com a nona posição da eliminatória 1, com 1min38s346.
As semifinais irão ocorrer na próxima quinta-feira, 19, e as finais na sexta, 20. A Seleção Brasileira de canoagem viajou para a Alemanha com apoio do BNDES – patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, GE do Brasil, Ministério do Esporte e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)